Apesar de não sentirmos tanto o impacto do nosso corpo sobre os pés, diariamente eles são expostos à intensa sobrecarga quando estamos de pé, tanto em movimento, como parados. Por isso, cuidar dos deles é fundamental. E tudo começa com uma boa higiene dos pés.

Cuidar dos pés deve ser uma ação primordial a se fazer para mantermos o bom equilíbrio corporal, afinal, são eles os grandes responsáveis por nossa sustentação. Os cuidados com os pés são basicamente, higiene, conforto e pequenos exercícios funcionais. Esses exercícios ajudarão a manter a qualidade dos movimentos e de amplitude dos pés.

Ao cultivar hábitos simples podemos ter mais conforto, e prevenir probleminhas como as micoses, frieiras e chulé.

Leia mais: Unha encravada: 6 cuidados que você deve ter para evitar

Higiene dos pés

Cuidar diariamente dos pés é uma forma de evitar doenças e problemas futuros. Separamos algumas dicas de cuidados:

Leia mais: Como evitar a unha encravada

Cuidado com os pés

Além da higienização é importante tomar alguns cuidados com os pés. A atenção ao sapato é importante. Use sempre um sapato no tamanho ideal para o seu pé (em média um calçado 15mm maior que o tamanho do pé), com bom amortecimento para prática de atividade física e evitando o uso de saltos altos em excesso

Se possível, ao praticar atividades físicas inclua exercícios para os pés. Faça movimentos funcionais de amplitude e alongamento; inversão e eversão do pé (movimentos amplos e lateralizados); exercício de liberação, com uma bolinha na planta do pé, por exemplo (movimentos circulares); use bombinha de panturrilhas (movimento de repetição, de flexão e extensão do pé).

No caso de dores nos pés é indicado fazer uma boa avaliação com um profissional capacitado, para que o diagnóstico do problema e da sua respectiva causa seja preciso. Uma pequena dor pode se tornar um problema maior e uma condição no pé pode afetar outras regiões do corpo.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!