Procedimentos cirúrgicos sempre causam receio, independente da sua gravidade e do local que será operado. Quando se trata de uma cirurgia de pé e tornozelo não é diferente. 

Por isso, é importante saber que, além do momento da cirurgia, os cuidados que devem ser seguidos no pré e no pós-operatórios são, também, essenciais para o sucesso do procedimento. Além disso, conversar com o médico e esclarecer todas as dúvidas também fazem parte da preparação. 

O que devo fazer no pré-operatório da cirurgia de pé e tornozelo

Cuidar da alimentação

Uma alimentação leve e balanceada ajuda a fortalecer o organismo. Além disso, o tipo de alimento consumido poderá influenciar no resultado da cirurgia e no pós-operatório. Um exemplo é a vitamina C, que possui micronutrientes importantes no processo de cicatrização, além de agir como antioxidante, combate possíveis inflamações.

Leia mais: Qual a relação da alimentação saudável e a saúde dos pés?

Observar o jejum recomendado

Como em toda cirurgia, é recomendável que o paciente esteja em jejum devido à anestesia. Por isso, deve-se suspender a alimentação e a ingestão de líquidos no dia anterior ou seguir a indicação de horas sugerida pelo médico.

Evitar o tabagismo

O cigarro deve ser banido durante o pré-operatório pelo menos  nas quatro semanas que antecedem a cirurgia. O cigarro age diretamente no organismo e interfere na oxigenação do fluxo sanguíneo, principalmente nas extremidades do corpo humano, além de comprometer o sistema respiratório. O cigarro também retarda processo de recuperação e deixa o paciente propenso a infecções e problemas de cicatrização.

Leia mais: Como tratar a cicatriz da cirurgia de pé?

Diminuir o consumo de bebidas alcoólicas

Por agir diretamente no o sangue, o álcool prejudica a coagulação e aumenta o risco de sangramento durante a cirurgia, por isso, o consumo deve ser evitado por dois dias antes da cirurgia.

Conversar com o médico sobre medicamentos de uso frequente

Todo tipo de medicamento e substância que altere a coagulação do sangue deve ter seu uso interrompido. Porém, antes de cortar tais remédios, é preciso que o médico que faz o acompanhamento esteja ciente e de acordo com a suspensão.

Realizar os exames e consulta de risco cirúrgico

É importante realizar todos os exames recomendados pelo médico, que geralmente são: hemograma completo, coagulograma, risco cirúrgico cardiológico com eletrocardiograma, dosagem de sódio e potássio, ureia e creatinina, além da avaliação anestesiológica. 

Anotar todas as suas dúvidas e perguntar ao médico

Para que não haja dúvidas sobre o procedimento, esclareça todas as questões com o seu médico. Pergunte tudo que tem curiosidade de saber e não tenha vergonha de perguntar. Assim, você fica mais seguro em relação à cirurgia. Faça uma lista de perguntas para que não reste dúvida. 

Se preparar para o pós-operatório  da cirurgia de pé e tornozelo

Antes mesmo da cirurgia, já esteja preparado para o período que sucede o procedimento. Peça ao médico uma lista do que será preciso providenciar.  Medicamentos, bota ortopédica, muletas, bem como outros itens serão necessários para auxiliar a recuperação.

Como o pós-operatório é um período complicado em que os movimentos podem ficar limitados, é importante que o paciente se organize antes da cirurgia e tenha algum parente ou amigo para auxiliá-lo durante esse tempo.

Pequenos deslizes podem não só comprometer a cirurgia de pé e tornozelo como, também, causar complicações graves. Por isso, disciplina é essencial! Esteja ciente de tudo que será necessário fazer e siga atentamente as instruções do médico. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!