A sensação de dor embaixo dos dedos pode trazer desconforto e incômodo. Essa dor pode ter origem em diversas patologias ou pequenos distúrbios que acometem a região. Na maioria dos casos, porém, o tratamento é simples e o alívio é rápido. Você já sentiu dor nessa parte dos pés? Não é muito comum, mas pode acontecer. Então, é importante que você já conheça as causas mais comuns.

O que pode causar a dor embaixo dos dedos?

A dor pode ser provocada por diversas situações, como por exemplo, o uso de sapatos inadequados. Por isso, é preciso esclarecer os problemas que podem produzir esse sintoma. Conheça agora as principais causas.

Neuroma de Morton

O neuroma de morton é uma lesão que afeta o nervo digital plantar, localizado entre o terceiro e o quarto dedo do pé. Essa lesão tem aparência similar à de uma pequena massa e provoca dor entre esses dedos, além de formigamento no peito do pé e dedos. Ainda não se sabe as causas exatas desse problema, mas há indícios de que tenham relação com uma reação natural desse nervo a uma irritação, pressão ou lesão que surja no pé. Algumas condições também aumentam as chances de ocorrer essa lesão, como por exemplo, uso de salto alto, prática de esportes de alto impacto, joanete, pé chato, entre outras deformidades. Pessoas acometidas de neuroma de morton costumam sentir, além da dor localizada, a sensação de haver pedra no sapato, queimação, formigamento e dormência na região. Leia mais: Neuroma de Morton: diagnóstico e tratamento

Metatarsalgia

A metatarsalgia é a dor ocasionada pelo excesso de pressão nos metatarsos, desenvolvendo-se, dessa forma, um processo inflamatório. Os metatarsos são cinco ossos longos que ficam na região anterior aos dedos. A principal função desses ossos é permitir o apoio na ponta do pé. Quando a metatarsalgia ocorre, a cabeça desses ossos recebem uma sobrecarga, causando dor, inchaço, fraturas por estresse e espessamento do nervo. Geralmente, é provocada pelo uso de calçados muito apertados ou de salto alto, prática de esportes de alto impacto, excesso de peso, postura incorreta, pés cavos e chatos, joanete e traumas. Leia mais: Metatarsalgia: o que é e como tratar

Calos

Conhecidos clinicamente como calosidade, são ocasionados pelo acúmulo de células mortas na camada mais superficial da pele. Esse acúmulo é provocado pela contínua pressão exercida sobre os pés.

Artrose

A artrose, ou osteoartrose, é uma doença degenerativa provocada pelo excesso de atrito entre os ossos. Essa patologia acomete as articulações e ataca a cartilagem, que tem função de evitar o contato entre os ossos. A artrose pode provocar o desgaste ou até a destruição da cartilagem. Assim, há um aumento do atrito nas articulações, causando inflamação, dor nos pés, inchaço e limitação das funções. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!