O esporão do calcâneo é uma saliência óssea, que ocorre devido a um crescimento incomum do osso do pé, provocado por um depósito anormal de cálcio. Na maior parte dos casos, é formado na parte inferior do calcâneo e não é visível pelo exterior. Às vezes, o esporão do calcâneo pode ser assintomático. Todavia, pode provocar forte dor no calcanhar ao colocar-se o pé no chão, gerando, inclusive, problemas de mobilidade. Geralmente, a dor ocorre pelo fato de o esporão se associar a uma inflamação da fáscia plantar, denominada fascite plantar. Na fascite plantar, a dor é mais forte ao pisar no chão após muito tempo sem apoiar os pés, ao subir escadas ou ficar longos períodos em pé. Essa dor, no entanto, é aliviada ao andar ou se exercer alguma atividade. Leia mais: Esporão do calcâneo: sintomas, causas e tratamentos

Causas do esporão de calcâneo

O esporão pode ter diversas causas e associações. Entre as mais comuns podemos citar:

Tratamento do esporão do calcâneo

Os tratamentos reduzem a inflamação e aliviam a dor nas fases agudas, mas não oferecem melhora definitiva ou cura para o esporão de calcâneo. Isso porque eles não propiciam o desaparecimento da saliência. Dessa forma, a solução permanente só é possível por meio de um procedimento cirúrgico para a remoção do osso. Ainda assim, pode haver recidiva com o passar do tempo. Leia mais: Quando a cirurgia é indicada para tratar o esporão do calcâneo?

Prevenção

A dor do esporão pode provocar muito desconforto e até impedir a realização de atividades diárias. Assim, é importante adotar algumas medidas preventivas para evitar ou diminuir os sintomas. Leia mais: Importância dos alongamento para tratar a fascite plantar Se o esporão de calcâneo for um problema crônico, faça sessões de fisioterapia com exercícios específicos. Além disso, o uso de aparelhos específicos para o problema, como o ultrassom, laser e ondas de choque, podem ajudar a aliviar os sintomas. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!