Você sabia que aquela dor nas costas, que costuma aparecer no final do dia, pode ter origem nos pés? Pois é, como são um dos membros mais importantes para a sustentação do corpo, a presença de deformidades nos pés pode produzir uma avalanche de problemas. Você sabe quais são as deformidades mais comuns nos pés? Neste artigo, irei apresentar os problemas nos pés que mais acometem a população. Então, não deixe de ler.

Tipos de deformidades nos pés

1# Joanetes

Os joanetes são alterações na anatomia dos pés, formando uma saliência óssea, em razão do deslocamento do metatarso. Geralmente, causam bastante incômodo e dor. O hallux valgus e o joanete de sastre são as duas formas de manifestação desse problema. O  hallux valgus ocorre com maior frequência e se caracteriza pela presença de uma protuberância perto da base do dedão, mais precisamente na articulação metatarsofalângica do hálux. Essa articulação fica no primeiro metatarso e é responsável por proporcionar apoio para o dedão. Já o joanete de sastre se caracteriza pela presença de uma elevação óssea no dedo mindinho do pé, no quinto metatarso. As causas mais comuns são a herança genética, predisposição estrutural do pé, uso de sapatos inadequados, artropatias, distúrbios neurológicos, traumas e dismetria dos membros inferiores.

2# Dedos em garra e em martelo

Essas deformidades nos pés acometem grande parte da população brasileira. Os nomes de cada uma delas se referem ao posicionamento dos ossos que ficam na ponta dos dedos afetados. Quando o dedo fica torcido para baixo, chamamos de dedo em garra, quando fica estendido para cima, é o dedo em martelo. A principal causa para ambos os casos é o encurtamento dos tendões, mas também pode estar relacionado ao desequilíbrio muscular. No caso específico do dedo em garra, existem casos em que a origem está em uma doença neurológica, como derrame, paralisia cerebral e Pé Marie-Charcot.

3# Pé chato

O pé plano, como também é conhecido, é uma anomalia que afeta o formato dos pés, causando uma redução do arco plantar, fazendo com que, ao ficar de pé, eles encostem no chão por completo. Grande parte dos bebês nasce com esse problema, pois, nessa fase, os pés possuem uma quantidade maior de gordura, dando a impressão de que o arco ainda não se desenvolveu. Com o passar dos anos, a correção pode ocorrer naturalmente. Porém, há casos em que o problema não melhora e permanece até a vida adulta do paciente. Nessas situações, as causas estão associadas a disfunção do tendão tibial posterior, artrite, diabetes, lesões nos ligamentos, fraturas ou luxações nos ossos.

4# Pé cavo

Pé cavo é uma deformidade que se caracteriza pelo aumento do arco plantar. Essa condição costuma ser acompanhada de outros problemas, tais como antepé valgo ou varo e dedos em garra. A causa para esse problema está relacionada à herança genética do paciente ou a alguns problemas neurológicos, como, por exemplo, distonia, paralisia e doença de Charcot-Marie-Tooth. Porém, pode também não ter uma causa aparente. Essas são as deformidades nos pés mais comuns na população. Na maioria dos casos, elas podem ser tratadas. Caso queira conhecer os tratamentos, procure um ortopedista para conversar sobre o assunto. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!