Os pés são um dos membros mais importantes para a sustentação do corpo. Como suportam todo o peso, ele está continuamente sob estresse. Por isso, existem diferentes tipos de lesões nos pés. Neste artigo, você vai conhecer mais sobre aquelas que são mais comuns, principalmente em atletas e praticantes de atividades físicas.

Principais lesões nos pés

1# Entorses

O termo entorse refere-se à toda lesão traumática de uma articulação na qual ocorra alongamento ou ruptura de um ou mais ligamentos, sem o deslocamento das superfícies articulares. A entorse de tornozelo é uma das contusões mais recorrentes em atletas de alto rendimento. Ela pode afetar os ligamentos, tendões, a cápsula e os vasos sanguíneos da região. A entorse pode ser classificada em estiramento ligamentar, lesão ligamentar parcial ou total. O estiramento ligamentar ocorre quando não há a ruptura do ligamento. Já na lesão ligamentar parcial, há uma ruptura parcial dele, provocando edema, dor e inchaço. O tipo mais grave é a lesão ligamentar parcial, em que os ligamentos se rompem e o indivíduo não consegue ter firmeza no pé ao andar. A entorse é causada pelo movimento brusco e geralmente ocorre quando pisamos de forma errada ao caminhar, correr ou praticar esporte.

2# Fascite plantar

A fascite plantar é a inflamação que acomete a fáscia plantar, um tecido conjuntivo presente no pé e que se estende do calcanhar até os dedos. Essa lesão ocorre pelo excesso de tensão ou de uso desse tecido. A fáscia plantar tem o papel de amortecer o impacto no momento em que os pés se movimentam sob uma superfície. O esforço demasiado causa o estresse da fáscia e inicia o processo inflamatório. Na maioria dos casos, a doença acomete apenas um dos pés. O principal sintoma provocado pela fascite plantar é a dor típica na sola do pé. Além desse, a doença também pode causar desconforto ao caminhar ou correr, maior sensibilidade e rigidez dos pés, queimação, inchaço e vermelhidão.

3# Tendinite de Aquiles

A tendinite de Aquiles é uma condição que afeta o tendão do calcâneo, causando a sua degeneração e das fibras de colágeno. Dessa forma, provoca transformações no tendão, deixando-o mais largo e espesso na região afetada. A lesão ocorre pela repetição de esforços e, por isso, é também muito comum em atletas praticantes de corrida. Na maioria dos casos, é causada por alterações na marcha, no desalinhamento dos pés e nos desvios de eixo em função da pisada pronada ou supinada.

4# Neuroma de Morton

É a inflamação ou o espessamento do nervo interdigital que fica entre os ossos dos dedos. O neuroma de Morton se caracteriza pela formação de uma massa entre os metatarsos, causando dor e desconforto. Apesar de não haver consenso sobre sua causa, supõe-se que está relacionada ao uso de salto alto, sapatos apertados ou pela prática excessiva de esportes.

5# Esporão do calcâneo

O calcâneo é o maior osso do pé. Ele dá forma ao calcanhar. Sua principal função é suportar grande parte do peso corporal e distribuí-lo por todo o pé. O esporão é o crescimento anormal de uma pequena extensão do osso do calcanhar. Essa projeção do osso é causada por microtraumatismos que ocorrem em razão do encurtamento da fáscia plantar. Costuma ser assintomático, mas quando os sintomas se manifestam, a queixa mais comum é uma forte dor na região do calcanhar. Você acabou de conhecer as lesões nos pés que ocorrem com maior frequência. Caso queira entender mais sobre elas, converse com um ortopedista. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!