De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, dentre todas as doenças definidas como reumatismos, a artrose é a que ocorre com mais frequência, respondendo por cerca de 30% dos casos. A artrose nos pés, por exemplo, é um dos tipos da doença e pode ser provocada por vários fatores. É sobre eles que falaremos neste artigo. Quer saber mais? Então, continue a leitura para entender tudo sobre o assunto.

O que é a artrose?

A osteoartrose, como também é conhecida, é o nome dado ao desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos, ligamentos, membrana e líquido sinovial. As cartilagens articulares funcionam como uma rede de proteção, que impede que um osso se choque com o outro. Elas são compostas por água, colágeno e proteoglicanos. No momento do impacto, as cartilagens são comprimidas e eliminam água do seu interior. A doença ocorre quando há um maior volume desse líquido no interior da cartilagem. A artrose é dividida em dois tipos, primária e secundária. A primária diz respeito aos casos em que não há uma causa identificada para esse desgaste. Quando é secundária, significa que a origem da doença é conhecida. As áreas mais afetadas são as mãos, os joelhos, as coxofemorais e a coluna. Porém, os pés também podem ser acometidos. Ela é resultado de um defeito na posição dos ossos que formam o tornozelo com o médio-pé. Existem diversos fatores que podem causar artrose nos pés, desde alterações posturais ou da mecânica do pé, até herança familiar ou em consequência de algumas doenças que provocam o desgaste da cartilagem. Quando não tratadas de forma breve, os pés podem ficar deformados e rígidos, dificultando a caminhada e o uso de calçados. Nos pés, a artrose pode se manifestar na parte de trás do tornozelo (retropé), na região do pé próxima ao tornozelo (mediopé) ou no antepé.

Quais são os sintomas da osteoartrose no pé?

A artrose pode ser assintomática, evoluindo sem apresentar qualquer sinal e ser diagnosticada apenas no estágio avançado. Quando manifesta sintomas, eles são bem característicos. O principal deles é a dor que piora no final do dia ou após muito tempo em inatividade. Os outros sintomas são crepitação, estalidos na articulação, redução da mobilidade, inchaço, calor local, perda de força muscular ou de amplitude de movimento e rigidez da musculatura.

Quais são as causas de artrose nos pés?

A artrose nos pés pode ter várias origens ou surgir pela combinação de diversos fatores. Entre as principais causas estão:
  1. Sequelas de fraturas nos ossos que compõem o tornozelo;
  2. Fusão congênita dos ossos da região;
  3. Pé plano (pé chato);
  4. Pé calvo;
  5. Osteocondrite;
  6. Osteonecrose;
  7. Desalinhamento das articulações;
  8. Excesso de carga;
  9. Fraqueza muscular;
  10. Em consequência de cirurgias anteriores que deixam a articulação instável;
  11. Lesões nas articulações;
  12. Idade avançada;
  13. Histórico familiar da doença;
  14. Hipermobilidade;
  15. Displasia;
  16. Descontroles hormonais que alteram o metabolismo ósseo;
  17. Reumatismo.
Essas são apenas as causas mais comuns da artrose nos pés. Isso porque tudo que pode provocar desgaste na cartilagem pode produzir uma artrose. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!