O corpo humano precisa de muito líquido para manter suas atividades normais, mas a água não é apenas um combustível; ela também pode ser um remédio! As articulações do corpo podem se beneficiar da água em seus três estados (líquido, sólido e gasoso), seja para diminuir o impacto dos exercícios, relaxar os tecidos ou mesmo para combater inflamações.

Preparamos este post, com os detalhes de como as articulações podem se beneficiar da utilização da água. Confira!

Antes, um pouco sobre as articulações

As articulações são mecanismos que regulam muitos movimentos que realizamos. Podem ser definidas como a conexão entre dois ou mais ossos, e entre os ossos e as cartilagens, permitindo a movimentação, mantendo a estabilidade e conectando a estrutura óssea.

Podem ser classificadas em três tipos básicos:

Todas as articulações do corpo precisam da água para funcionar de acordo, mas também podem adquirir diversos benefícios através da influência das suas propriedades.

Água em estado líquido

Todo mundo sabe que beber água faz bem para a saúde. Mas, no caso da manutenção das funções das articulações, a água pode ser a diferença entre um processo articular saudável ou presença de dor e inflamações.

Isso acontece porque a água corresponde a cerca de 70% dos elementos que formam as cartilagens presentes nas articulações, além de ser fundamental para as formações e reabastecimento do líquido sinovial, uma espécie de lubrificante e amortecedor para as articulações.

Outro benefício para as articulações está relacionado à prática de exercícios com baixo impacto, que causam muito menos esforço sobre o corpo. A hidroginástica é um exemplo de um excelente exercício com baixo impacto sobre as articulações.

Água em estado sólido

Sempre que sentimos dores, levamos alguma pancada ou somos vítimas de algum inchaço, recorremos ao gelo. Ele tem um enorme potencial terapêutico para aliviar dor e inflamação, além de relaxar as articulações em casos de torções e pancadas.

Isso ocorre porque o gelo, aplicado em situações de estresse articular, atua para causar uma anestesia local, causando um relaxamento das articulações e, consequentemente, maior facilidade de movimentação.

Água em estado gasoso

O vapor quente tem uma enorme capacidade de fortalecer a circulação do sangue pelo corpo, o que pode relaxar a musculatura e as articulações. Saunas e banhos termais não curam os problemas articulares, mas permitem aliviar, de forma significativa, principalmente as dores e a rigidez.

Além disso, o vapor relaxa o corpo inteiro, o que alivia, ainda, uma série de tensões sobre as articulações.