Apofisite de calcâneo

Apofisite de calcâneo: causas, sintomas e tratamentos

Também conhecida como doença de Sever, a apofisite de calcâneo, é considerado o problema mais comum quando o assunto são causas de dor no calcanhar de atletas mais jovens. Trata-se de uma inflamação que costuma provocar dores muito incômodas. É uma condição que pode afetar apenas um calcanhar ou ambos.

Na maioria dos casos a forma escolhida para lidar com a apofisite de calcâneo é mais conservadora. À medida que a dor diminui o jovem pode começar a voltar às suas atividades normais.

Dependendo do caso, esse problema pode persistir por meses sendo que, caso o paciente perceba aumento da dor mesmo com tratamento, é importante voltar ao médico para uma nova avaliação.

Preparamos esse artigo com alguns dos principais pontos sobre essa condição. Saiba mais sobre ela a seguir.

Quais são as principais causas?

Uma das causas mais recorrentes de apofisite de calcâneo é a prática de esportes. Isso acontece em decorrência do estresse do osso do calcanhar e de seu uso excessivo. A placa de crescimento do calcanhar é sensível a pancadas repetidas em superfícies duras. Além de gerar micro traumas e tensão muscular, o tecido pode ficar inflamado.

É por esse motivo que crianças e adolescentes que participam frequentemente de atividades como basquete, futebol e atletismo são mais vulneráveis a desenvolver a condição.

Outras causas potenciais de apofisite do calcâneo envolvem problemas biomecânicos, a exemplo do pé arqueado ou pé chato, tendão de Aquiles e obesidade.

Como é feito o diagnóstico de apofisite de calcâneo?

O especialista, para diagnosticar essa condição, vai observar o histórico médico completo do paciente, assim como fará uma avaliação sobre as atividades recentes para que seja possível descartar outras condições.

Os exames de raios X são um dos recursos mais usados para a análise da condição. Caso julgue necessário, o ortopedista poderá solicitar outros exames de imagem para direcionar melhor o tratamento.

Por falar em tratamento, quais os disponíveis?

O especialista médico tem a sua disposição uma série de medidas que podem ser usadas para tratar a apofisite de calcâneo. Algumas delas são:

  • Imobilização. Em situações mais graves e de acordo a idade do paciente, o gesso pode ser a forma mais eficaz para ajudar na cicatrização;
  • Medicamentos. Anti-inflamatórios não corticoides, a exemplo do ibuprofeno, ajudam a tratar a inflamação e a diminuir a dor;
  • Apoios para o calcanhar. Em alguns casos, apoios temporários nos calçados e acessórios ortopédicos podem ajudar a dar suporte para o calcanhar. Assim, diminui-se o estresse na região;
  • Reduzir as atividades. O paciente deve interromper ou reduzir qualquer atividade que contribua para causar dor nos tornozelos.

Em alguns jovens, a dor no calcanhar provocada pela apofisite de calcâneo pode retornar mesmo depois de o tratamento ter sido realizado. Isso acontece pois o calcanhar ainda está crescendo. A persistência da dor pode indicar a condição apontada neste artigo ou um problema diferente. Por isso, ao sinal de que algo não está bem, é importante consultar o ortopedista. Assim, evita-se o agravamento da situação.

Por fim, é possível adotar algumas medidas preventivas. Dentre elas, evitar atividades que exijam além da capacidade da criança, escolher corretamente o tipo de calçado e cuidar para evitar a obesidade.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!

Comentários
Dr. Thiago Bittencourt

Posted by Dr. Thiago Bittencourt