Algumas pessoas sofrem com uma alteração rara nos pés, em que o comprimento de um dos dedos é menor que os demais, chamada de Braquimetatarsia. O aspecto de um dedo mais curto que os outros, geralmente, é um incômodo estético e, algumas vezes, doloroso, dependendo de cada caso.

Tal situação é congênita, ou seja, a pessoa já nasce com ela. Diferentemente do que muitos pacientes pensam, essa alteração se dá no comprimento do osso metatarso, de cerca de 5mm ou mais em relação aos demais. O quarto dedo do pé é o mais atingido, respondendo por 72% dos casos.

Confira este post e entenda mais sobre o assunto.

Por que ocorre e quais são as consequências?

Cerca de 1 a cada 4000 pessoas possuem a Braquimetatarsia, sendo a maioria delas mulheres. Em grande parte dos casos, o encurtamento ocorre nos dois pés e se torna mais aparente a partir dos quatro anos (apesar de já nascer com a pessoa).

Esse problema ocorre porque há o fechamento precoce da cartilagem de crescimento, chamada fise. Isso restringe o desenvolvimento ósseo da criança e impedindo o crescimento do metatarso.

Leia mais: Alteração da pisada nas crianças: quando se preocupar

Além dessa, há ainda outras possíveis causas, como síndromes (Down, por exemplo), fraturas na região do osso encurtado e infecção do metatarso.

A falta de crescimento é medida pelos especialistas através de uma comparação da linha de relação entre as cabeças dos metatarsos e sua protusão anterior, ou seja, o dedo que deveria ser menor que o que está acometido pela Braquimetatarsia.

Quais são os sintomas?

Quem possui essa alteração passa a ter problemas físicos conforme o crescimento, uma vez que a distribuição da carga corporal, que é maior conforme o aumento de peso e tamanho, começa a ser irregular na região frontal do pé, provocando dores intensas.

Dores e calosidades nas plantas dos pés são as principais consequências do problema. Por conta disso, é recomendável que o paciente com Braquimetatarsia não fique com sobrepeso, de modo a aliviar o peso sobre a região frontal. Outra consequência é o desvio automático dos dedos laterais ao que sofre com encurtamento, virando para dentro, enquanto os dedos mediais podem curvar para fora.

Leia mais: Sobrepeso e obesidade causam dores nos pés

Essa última situação geralmente é a mais problemática para o cotidiano do paciente, pois pode acarretar em joanete, que acaba incomodando bastante na hora de calçar qualquer sapato, uma vez que os demais dedos acabam sendo forçados para as laterais, criando atrito e bolhas.

Quais são os tratamentos?

Atualmente, existem algumas opções cirúrgicas de tratamento para a Braquimetatarsia, como o alongamento ósseo do metatarso, que pode ser realizado por um enxerto ósseo. Outro método é o alongamento fraccionado com um fixador externo, que apesar do tempo prolongado e desconforto durante o período de distração ossea (cerca de 6 a 12 semanas), consegue alongamentos muito maiores que o método com enxertia óssea isolada.

Leia mais: Quando procurar um cirurgião de pé

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!