A vontade de estar na moda e se sentir mais bonita pode induzir a compra de calçados inadequados, os quais podem causar muitos problemas. Além da criação de calos e bolhas nos pés e dos riscos causados pelo seu uso, também podem surgir problemas mais sérios, como quedas, deformações anatômicas e danos nas articulações e estruturas ósseas.

O uso de salto alto é a prática mais observada, mas os riscos não se restringem a esses modelos de calçados. Muitos são apertados nas pontas dos pés e outros nos calcanhares, além de situações em que o usuário compra um número menor e o usa, mesmo sentindo dores.

Riscos de calçados inadequados

Pessoas que escolhem sapatos pela beleza e não pelo conforto precisam rever seus conceitos rapidamente, antes que venham a desenvolver problemas graves de saúde. Como os sapatos são usados cotidianamente e para todos os fins, é preciso ter cuidado para evitar sofrer com eles.

Coloquei abaixo os riscos mais comuns de usar calçados inadequados:

  1. Bolhas
    Sapatos apertados em algum ponto do pé ou em vários pontos podem causar bolhas. Bolhas resultam da fricção do sapato e dos pés e frequentemente surgem no dedinho e no calcanhar. Sapatos com material mais macio e tamanho mais largo geralmente evitam o surgimento de bolhas;
  2. Calos
    Calos são causados pelos mesmos motivos das bolhas e surgem após o excesso de sobrecarga na região;
  3. Dores nas plantas dos pés
    Esse problema costuma ocorrer após caminhadas mais longas, podendo surgir por irritação entre a palmilha e a sola do pé ou grande quantidade de impacto do calçado sem amortecimento contra o calcanhar;
  4. Dor nas articulações
    É a principal consequência do uso do salto alto. Como há uma alteração na angulação dos pés, a concentração do peso corporal acaba mudando de foco, causando dores e outros problemas;
  5. Quedas em idosos
    O uso de sapatos inadequados também se relaciona com as quedas em idosos. Quando muito largos e sem aderência em toda a região dos pés, eles podem se soltar e fazer com que o idoso se desequilibre.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!