cirurgia de pé

Como tratar a cicatriz da cirurgia de pé?

A cicatrização é um processo importante para a cura total de uma ferida e, portanto, deve-se tomar os devidos cuidados com ela. Estudos já provaram que o mais indicado é cobrir o ferimento com curativos, o que torna o processo de cicatrização mais ágil do que deixar a ferida aberta. Em casos de cirurgia de pé, por exemplo, é fundamental seguir esses cuidados para que as cicatrizes sejam mais discretas.

Ao ser cortada para a realização da cirurgia, a primeira camada da pele demora entre sete a dez dias para fechar totalmente, já que ela é a mais fina. É preciso suturar a ferida para que os lados se unam novamente.

Porém, o que muitos não sabem é que a parte interna da pele é a que mais demora para cicatrizar. Enquanto a epiderme demora quase um mês para se reconstruir, a camada mais profunda, chamada de derme, pode demorar até seis meses para se regenerar completamente.

Cicatrização após a cirurgia de pé

Alguns fatores podem ser decisivos para uma cicatrização mais rápida ou mais demorada. Por exemplo, o local onde a cirurgia foi feita. Partes com bastante gordura, como coxa, panturrilha, barriga, tem a cicatrização bem fácil. Regiões com pele muito fina e áreas de dobra – como quase todo o pé! – tem um processo de cicatrização mais delicado.

A cor da pele – pessoas negras possuem mais facilidade de produzir queloide –, a idade ou mesmo a fase hormonal também influenciam no processo. Quanto mais idosa a pessoa, pior para a cicatrização, assim como na fase de gravidez.

Vale lembrar que uma infecção também prejudica a fase de cicatrização. Portanto, é preciso cuidar tanto no momento da cirurgia quanto na fase pós-cirúrgica para que o aspecto da cicatriz não seja tão desagradável.

Cuidados com a cicatrização

Ao realizar a cirurgia de pé, é preciso tomar alguns cuidados para que a cicatriz fique com uma boa aparência e não incomode o paciente. A esse respeito, deve-se fazer curativos adequados e com material úmido enquanto ainda estiver com os pontos. Já após a retirada, outros tratamentos são indicados para que a cicatrização proporcione total satisfação.

Hidrate sempre o local da cicatriz com cremes para ajudar a aliviar a coceira que pode resultar do processo de cicatrização das camadas de pele. Esse procedimento deve ser feito diariamente para evitar arranhões na superfície da pele.

Caso precise coçar, evite usar as unhas. A massagem para espalhar o creme também é importante para que a camada mais superficial não apresente irregularidades.

Durante cerca de três meses, o local onde foi feita a cirurgia de pé ainda vai apresentar um aspecto avermelhado. Dessa forma, é recomendado evitar a exposição ao sol diretamente na região.

O uso de protetor solar é indispensável e, se possível, coloque curativos para proteger também. Por fim, vale lembrar que a cicatriz é inevitável após o procedimento cirúrgico. No entanto, com essas dicas, é totalmente possível deixar a cicatriz com uma aparência menos visível.

Quer saber mais sobre cirurgia de pé? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!

Comentários
Dr. Thiago Bittencourt

Posted by Dr. Thiago Bittencourt