As cirurgias como um todo exigem um cuidado no período de recuperação, uma vez que o corpo passa por um processo de cicatrização após qualquer tipo de intervenção sofrida pelo organismo.

No entanto, uma das áreas que exige um cuidado ainda maior após uma cirurgia são os pés, já que é importante que não sejam realizados movimentos comuns do dia a dia, como o simples apoio ao caminhar.

Desta forma, após a cirurgia de pé, devem ser seguidos todos os cuidados e orientações médicas, de forma que a recuperação seja a mais rápida possível e completa, evitando que haja complicações e problemas decorrentes do período de restabelecimento.

Cuidados na recuperação após uma cirurgia de pé

Um dos principais cuidados a serem seguidos é não realizar de forma alguma o apoio do pé no chão, para que não seja exercida nenhuma pressão sobre a área afetada pela cirurgia. O apoio do pé operado poderia comprometer não apenas a recuperação, mas também causar complicações ainda maiores na lesão.

Desta maneira, é fundamental para a recuperação de uma cirurgia no pé que qualquer tipo de movimentação seja feito sem que haja o apoio no chão. Para que seja possível, devem ser utilizados equipamentos auxiliares, como muletas ou mesmo cadeiras de rodas, protegendo, assim, o pé operado.

A partir de um segundo momento o uso do pé para apoio é liberado, com o uso de órteses imobilizadoras e estabilizadoras, como a tala comumente chamada de Robofoot ou um tipo de calçado especial conhecido por Sandália Augusta.

Outro cuidado importante após a cirurgia é que o membro seja mantido elevado, melhorando assim a circulação e evitando problemas, como o inchaço, bastante comum em processos de recuperação após a realização de cirurgias.

Para que o resultado seja ainda melhor, o recomendado é que a elevação do pé seja, ao menos, na altura do quadril ou mais alto, contribuindo para uma recuperação mais efetiva.

A importância do curativo

O curativo da operação é outro ponto importante na recuperação da cirurgia de pé, devendo ser mantido sempre bem cuidado e, em hipótese alguma, deve ser aberto, pois isso poderia dar contato com sujeiras ou bactérias, propiciando a infecção dos pontos e complicações para o resultado da cirurgia.

Desta maneira, o curativo também não deve ser trocado em casa, pois o risco de contaminação seria grande fora do ambiente hospitalar, além de ser feito de maneira incorreta.

Além disso, também não pode ser molhado, o que poderia gerar infecções ou fazer com que o curativo abrisse fora do ambiente hospitalar. Portanto, no banho, cadeiras e proteções plásticas sobre o pé operado devem ser utilizados, evitando assim que o curativo entre em contato com a água.

Com estes cuidados e seguindo as devidas orientações médicas para a recuperação, é possível se recuperar de forma muito mais rápida e eficaz da cirurgia de pé.