Talvez cause alguma perplexidade ao leitor se deparar com um artigo que fala sobre doenças tratadas pelo cirurgião de pé. Não se trata, todavia, de uma extravagância, mas da consequência de um processo natural da medicina.

Como em qualquer disciplina, na medida em que o conhecimento sobre a matéria estudada se amplia, a especialização se torna cada vez mais importante. É por isso que o leitor houve falar em especialistas, como cirurgião de coluna e de cabeça e pescoço.

Qual o motivo para uma especialização?

Ocorre que cada região do nosso corpo está sujeita aos mais diversos tipos de enfermidades, que podem ser decorrentes de muitos processos. Os pés são a parte do corpo que estão mais distantes do coração. Essa condição os expõe a riscos decorrentes de deficiências cardiovasculares, que podem levar a uma vascularização deficiente da região, com consequente mortandade de tecidos, o que caracterizaria um quadro grave.

Esse é, no entanto, só um dos aspectos que se deve considerar acerca da complexidade da região dos pés e tornozelo, que estão sujeitos às consequências de problemas de origens diversas, entre os quais os congênitos, traumas, lesões por esforço repetitivo, processos degenerativos, inflamatórios ou autoimunes.

A compreensão dessa complexidade explica o porquê da especialização. O cirurgião de pé é responsável por diagnosticar a causa dos problemas nos pés, entender as relações subjacentes e prescrever o tratamento adequado, seja por fisioterapia, tratamento cirúrgico ou outros.

Que doenças são tratadas por essa especialidade médica?

Relacionamos 5 das mais importantes, a seguir:

#1 Metatarsalgia

São lesões da parte da frente dos pés, que atingem os metatarsos, ossos que os ligam aos dedos. Consequência, principalmente, de traumas ou esforço repetitivo.

Leiaa mais: 4 dores mais comuns nos pés

#2 Joanete

Também conhecido, cientificamente, como deformidade de Hálux Valgo. Trata-se de uma protusão articular que se forma na base do dedão do pé, na articulação. É decorrente do uso de sapatos apertados, sobretudo na extremidade.

#3 Fascite plantar

Trata-se da inflamação da fáscia plantar, um tecido localizado na sola do pé, na conexão entre o calcâneo, osso do calcanhar, e os dedos. Pode ser causado pelo esforço repetitivo e o sintoma é a dor no calcanhar.

#4 Tendinopatia

É a inflamação dos tendões, que são a conexão entre músculos e ossos. É um dos casos que podem ser consequência do comprometimento do sistema circulatório. Esse problema acarreta perda de força pelo paciente.

Leia mais: Tendinopatia: sintomas, causas e tratamentos

#5 Entorse no tornozelo

É uma pequena lesão nos ligamentos, sem ruptura, que provoca dor e dificuldade de caminhar, decorrente de movimentos bruscos, como manobras esportivas e pisadas em falso.

Algumas das cirurgias realizadas pelo cirurgião de pé, as mais frequentes, são reconstrução ligamentar, tenoplastia, osteotomia, artroscopia, condroplastia e artrodese.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!