cuidados com os pés

7 dicas de cuidados com os pés do paciente diabético

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), cerca de 60% de todas as amputações de membros inferiores realizadas no Brasil estão relacionadas ao diabetes. Por isso, quem sofre com a doença precisa adotar alguns cuidados com os pés.

Neste artigo, você vai aprender algumas dicas importantes para manter os seus pés livres do risco de problemas graves de saúde.

Cuidados com os pés, que devem ser tomados por quem tem diabetes

1# Trate os ferimentos o mais breve possível

As pessoas portadoras de diabetes não controlada têm muitas chances de sofrer uma neuropatia diabética, que é a perda de sensibilidade nas mãos e nos pés. Quando esse problema é associado à dificuldade de cicatrização, as complicações podem surgir.

Por isso, para evitar que um pequeno machucado se transforme em uma úlcera e, consequentemente, se torne a porta de entrada para bactérias, é preciso tratá-las imediatamente.

O indicado é lavar a ferida com água e sabão, secar com uma toalha macia e sem esfregar, cobrir com um curativo ou com uma bandagem seca. Caso não melhore, um médico precisa avaliar a lesão.

2# Verifique a integridade da pele com frequência

Para evitar ser surpreendido, é importante criar o hábito de se autoavaliar diariamente. Então, toque e analise os pés, verificando se existe algum corte, hematoma ou edema. Limpe os machucados e cubra com curativo.

3# Mantenha os pés sempre limpos e hidratados

Para evitar possíveis contaminações nos pés, mantenha-os limpos. Lave diariamente com água morna, seque de modo suave, principalmente entre os dedos. Depois de secos, utilize um creme hidratante para manter a região bem hidratada.

4# Nunca fique descalço

Mesmo nos dias quentes, é preciso permanecer com um calçado e, de preferência, do tipo fechado. Isso porque uma simples batida no dedão do pé pode virar uma úlcera e se transformar em um problema de grandes proporções.

Além disso,  mantenha um par de chinelos embaixo da cama e evite calçados apertados ou sujos.

5# Controle os níveis de açúcar ingeridos

O controle do diabetes passa pela manutenção da taxa de açúcar dentro dos níveis recomendados pelo médico. Para isso, siga a alimentação orientada pela nutricionista, evitando a alta ingestão de carboidratos, e não deixe de utilizar os medicamentos prescritos.

6# Evite permanecer na mesma posição por muito tempo

Para que a circulação sanguínea nos pés flua corretamente, é preciso evitar ficar por longos períodos sentado e não cruzar as pernas. Então, levante e ande sempre que for possível, estique os pés e mexa os dedos.

7# Use meias sem costura

As meias com costura podem ser pressionadas pelo calçado, provocando lesões na pele dos pés e dando início a um grande problema. Por isso, indica-se o uso de meias sem costura e, se possível for, de algodão ou de lã.

Essas são as dicas mais importantes para os cuidados com os pés de pacientes diabéticos. Caso tenha mais dúvidas, fale com um médico especialista no assunto.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!

Comentários
Dr. Thiago Bittencourt

Posted by Dr. Thiago Bittencourt