Diabetes

8 Cuidados que Quem Tem Diabetes Deve Ter com os Pés

O diabetes é uma doença silenciosa e pode provocar problemas que são desconhecidos pela população. Quem tem essa patologia precisa tomar cuidado com a saúde dos pés. Isso porque ela pode causar uma complicação que afeta a sensibilidade das extremidades, podendo levar à amputação dos membros inferiores.

Nunca tinha ouvido falar nisso? Poucas pessoas já ouviram falar nesse problema. Continue, então, a leitura e aprenda tudo sobre o tema.

O que é diabetes?

É uma anomalia que acomete o metabolismo. Desenvolve-se em decorrência da falta de insulina ou dificuldade de esta exercer a sua função no organismo. A insulina é um hormônio produzido no pâncreas e age no processo de redução da glicemia, auxiliando a transformação do açúcar em energia.

Quando não há produção desse hormônio, o processo metabólico do açúcar não é realizado e o nível de glicose no sangue aumenta, causando o diabetes. A doença é classificada em tipo 1 e tipo 2.

Leia mais: Tenho pé diabético? O que fazer?

O que é pé diabético?

O pé diabético é uma complicação do diabetes. Ocorre quando há um machucado ou uma ferida infeccionada no pé.

Quando o indivíduo não controla a glicemia, há um excesso de glicose, que torna o sangue mais grosso. Assim, há uma deficiência na circulação, que provoca o fechamento das artérias nas extremidades do corpo. Por isso, um pequeno machucado pode evoluir e se tornar um grave problema.

Quais cuidados o diabético precisa ter com os pés?

Para evitar evolução do problema que pode gerar a necessidade de amputação do membro, o diabético precisa tomar alguns cuidados especiais com o seus pés. Os principais estão listados a seguir.

  • Verifique diariamente se a pele dos pés está íntegra. É preciso observar se não há cortes, hematomas, edemas ou alguma região com maior sensibilidade. Faça um exame de toque, mantenha machucados higienizados e monitore os curativos para que eles permaneçam secos.
  • Lave os pés diariamente com água morna, mantenha-os secos, especialmente entre os dedos para que essa região não fique úmida.
  • Evite ficar descalço, pois assim você está evitando o risco de se acidentar. Lembre que uma simples batida nos pés pode gerar uma úlcera ou algo mais grave.
  • Mantenha a taxa de açúcar sob controle. Para isso, siga a dieta prescrita, evite a ingestão de muitos carboidratos e faça uso da sua medicação.

Leia mais: Pé diabético: 10 cuidados no dia a dia para manter a saúde do pé

  • Caso sofra uma lesão ou machucado, trate-os imediatamente. Lave com água e sabão, seque e faça um curativo. Caso haja uma piora, procure um médico especialista.
  • Hidrate a pele dos pés todos os dias para evitar o seu ressecamento. O melhor momento é após o banho, pois os poros estão dilatados e o hidratante penetra de forma mais profunda na pele.
  • Use sapatos confortáveis, que não apertem e permitam que a pele respire.
  • Mantenha os pés aquecidos, pois quanto mais frios, mais vulneráveis ficam. Para isso, use meias de algodão ou de lã.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!

Comentários
Dr. Thiago Bittencourt

Posted by Dr. Thiago Bittencourt