O dedo em garra nos pés pode acometer um ou mais dedos. Sua ponta é voltada para baixo e as juntas estão voltadas para cima. O nome é um reflexo de sua aparência, já que os pés com essa deformidade são semelhantes a garras de animais, especialmente dos primatas.

A causa mais comum é o uso contínuo de sapatos muito apertados, que com o tempo vão alterando a forma dos dedos dos pés. Além isso, pode ser um sintoma de doenças neurológicas como AVC e paralisia cerebral.

Como surge o dedo em garra?

O dedo em garra é uma lesão formada pela lesão da parte de baixo de uma ou mais articulações, em um ou mais dedos dos pés. A pressão é dolorosa e causa dificuldades para andar, além de incômodos estéticos.

Normalmente essa anomalia tem consequências mais graves do que uma mera alteração na anatomia. Sem o tratamento adequado pode evoluir para sintomas piores. A deformidade é progressiva e pode começar com uma protuberância leve, até se voltar tanto para baixo que pode impedir de caminhar.

A principal causa dos dedos em garra é uma anomalia muscular ou no tendão. Adquirido por ações que causam aumento da sobrecarga na parte da frente do pé, o problema começa ou se agrava com o uso frequente de sapatos fechados apertados. Como as mulheres usam sapatos de salto e estreitos, são as principais vítimas.

Outras causas para o desenvolvimento dos dedos em garra são a genética, consequência de uma fratura, artrite reumatoide, diabetes, AVC e sintomas de problemas neurológicos que afetaram as extremidades dos membros inferiores e superiores.

Os sintomas são sutis no início do seu desenvolvimento e podem ser inchaços, vermelhidão e dor ao longo do tempo. É possível surgir calosidades nos dedos, pela forma como ele estiver se virando e a fricção entre a pele e o calçado.  Conforme as pontas dos dedos se viram para baixo, mais difíceis são sua volta ao estado normal.

Como tratar o dedo em garra?

Assim que se perceber que os dedos estão ficando deformados, é preciso buscar ajuda médica para controlar o problema. No começo de seu desenvolvimento, os dedos ainda estão flexíveis e mais acessíveis ao tratamento. Depois de um tempo eles começam a enrijecer. O diagnóstico é dado após a realização de exame clínico e raio-x, para avaliar as condições dos dedos abalados. Outros exames podem ser necessários para melhor averiguação do caso.

Quando as causas não são por outros problemas de saúde, logo que detectada a deformidade, é preciso mudar o tipo de sapatos usados para mais confortáveis e que não pressionem os dedos. É preciso movimentar os dedos durante o dia, como um exercício para evitar seu enrijecimento.

O médico pode prescrever anti-inflamatórios e analgésicos para diminuir o inchaço e as dores.  Caso a deformidade se torne muito dolorosa e com desenvolvimento muito rápido, a cirurgia pode ser indicada. A cirurgia tem anestesia local com anestésico ou pode ser do tipo geral. A recuperação dura em média seis semanas.