Doenca de Sever

Conheça a doença de Sever – Dor no calcanhar infantil

A doença de Sever, também chamada de apofisite calcânea ou calcanhar doloroso, é uma condição ortopédica comum em crianças e adolescentes, especialmente em atletas.

Trata-se de uma dor no calcanhar, decorrente de inflamação na placa de crescimento da estrutura óssea da parte posterior do pé. Na doença de Sever, há uma lesão na cartilagem localizada entre as duas partes do calcanhar, o que pode causar desconforto e dificuldade para caminhar.

Para conhecer a doença de Sever mais a fundo, entender como acontece e como pode ser tratada, continue lendo o artigo.

O que causa a doença de Sever?

A doença de Sever é causada, geralmente, por estresse repetitivo na região do calcanhar. Costuma acontecer nos picos de crescimento, momentos em que os ossos, tendões, músculos e outras estruturas físicas estão em formação.

Crianças e adolescentes que praticam atividades que envolvem corrida e salto, como o futebol e o balé, estão mais sujeitos a desenvolver essa condição. Quem usa sapatos excessivamente baixos também tem mais chances de ter a apofisite calcânea.

Por que essa doença acomete os mais jovens?

Os ossos das crianças e dos adolescentes têm uma parte especial, conhecida como placa de crescimento. A placa de crescimento é uma área de cartilagem que fica localizada próximo às extremidades ósseas.

Quando o crescimento da pessoa está completo, essa placa se fecha e é trocada por osso solidificado, mas, até que isso ocorra, ela é mais frágil, o que torna os ligamentos e tendões mais vulneráveis a traumas e, consequentemente, ao surgimento de doença de Sever.

Quais os sintomas dessa doença?

Os sintomas de doença de Sever envolvem dor na borda do calcanhar, inchaço na região e sutil aumento da temperatura. Ao desconfiar de qualquer problema no pé, procure  ortopedista para fazer o exame clínico e detectar se de fato ocorre a apofisite calcânea.

Como é feito o diagnóstico?

A maneira eficaz de confirmar a ocorrência de doença de Sever é a realização de raio-x do pé ou ultrassonografia da área. Esses exames de imagem permitem a visualização da região e revelam se a placa de crescimento está aberta e apresenta lesões inflamatórias que eventualmente indiquem a apofisite calcânea.

Como tratar a doença de Sever?

Em boa parte dos casos, a doença de Sever pode ser tratada com medidas simples: medicamentos anti-inflamatórios, repouso, alteração nos calçados para melhorar o amortecimento da pisada e reduzir a pressão na placa de crescimento.

O ortopedista pode receitar tratamentos complementares, como utilização de almofadas de calcanhar, fisioterapia baseada na prática de exercícios de fortalecimento e alongamento. Tais procedimentos aliviam gradualmente a dor, diminuem o inchaço e possibilitam o retorno às atividades cotidianas.

O problema pode voltar?

A recidiva da doença pode ocorrer. Geralmente, isso ocorre quando o indivíduo intensifica as atividades físicas. Para prevenir o retorno do problema, é recomendável usar calçados esportivos adequados para dar suporte ao pé e calcanhar.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!

Comentários
Dr. Thiago Bittencourt

Posted by Dr. Thiago Bittencourt