Como aliviar a dor no calcanhar

Dor no calcanhar tornou-se uma ocorrência comum nos últimos anos. Corredores, idosos e aqueles com ocupações que exigem ficar de pé por longos períodos, são mais comumente afetados. 

Embora a dor no calcanhar seja raramente causada por um sério problema médico, seu impacto na qualidade de vida não pode ser ignorado. 

Felizmente, existem formas de tratar esta dor que podem ajudá-lo a recuperar o bem-estar dos seus pés. Vamos entender no artigo abaixo.

Conhecendo a dor no calcanhar

A dor no calcanhar pode ser causada por vários fatores:

Fascite plantar

É a causa mais comum de dor no calcanhar. A dor é sentida no primeiro passo da manhã ou após um período de inatividade. Chega a ser difícil até levantar os dedos do chão.

Tendinite de Aquiles

Esta condição provoca dor na parte de trás do calcanhar, que normalmente se torna pior com o exercício. Muitas vezes, vem acompanhada de rigidez e inchaço leve.

Bursite

A bursite causa dor no meio do calcanhar, que piora com a posição em pé prolongada, e dor na parte de trás do calcanhar, que aumenta se você inclinar o pé para cima ou para baixo.

Artrite

Artrite ou artrose é o nome dado ao desgaste das cartilagens da articulação. Quando ocorre nas articulações do tornozelo, o paciente sofre de dores na parte da frente do tornozelo ou a lateral do calcanhar. Rigidez e mudança da pisada também são comuns.

Dicas para aliviar a dor no calcanhar

As dicas abaixo, além de favorecer o alívio da dor no calcanhar, ajudam a melhorar a circulação para proporcionar uma sensação de descanso.

Descanse seu pé

Isso deve ser feito o máximo possível. Evite correr, andar ou ficar de pé em excesso e alongar a sola desnecessariamente. 

Escolha bem os calçados

Não ande descalço em superfícies duras. Escolha sapatos com calcanhares almofadados e um bom suporte de arco. 

Um sapato esportivo atado em vez de uma sandália aberta é provavelmente o melhor. 

Evite sapatos “velhos” ou gastos que não possam dar uma boa sustentação ao seu calcanhar.

Use almofadas de calcanhar e suportes de arco

Você pode comprar várias almofadas e palmilhas para amortecer o calcanhar e apoiar o arco do pé.  

O objetivo é levantar o calcanhar em cerca de 1 cm. Coloque as inserções / almofadas em ambos os sapatos, mesmo se você tiver apenas dor em apenas um calcanhar. 

Faça exercícios para a região

O alongamento regular e suave do tendão de Aquiles e da fáscia plantar pode ajudar a aliviar os sintomas. Isso ocorre porque a maioria das pessoas com fascite plantar tem um ligeiro aperto do tendão de Aquiles. 

Se este for o caso, ele tende a puxar na parte de trás do seu calcanhar e tem um efeito contrário de manter sua fáscia plantar firme. 

Além disso, quando você está dormindo durante a noite, sua fáscia plantar tende a apertar (e é por isso que geralmente é mais doloroso no início da manhã). 

O objetivo desses exercícios é soltar os tendões e a fáscia, suavemente acima e abaixo do calcanhar.  

E quanto à cirurgia?

A cirurgia, geralmente, só é aconselhada se a dor no calcanhar não tiver diminuído após 12 meses, apesar de outros tratamentos. 

A operação envolve separar sua fáscia plantar de onde ela se conecta ao osso; isso é chamado de liberação da fáscia plantar. 

Também pode envolver a remoção de um esporão no osso do calcanhar (calcâneo), se houver um presente. 

Quando devo procurar um médico?

Você deve visitar um médico se a dor piorar. O especialista irá planejar uma solução personalizada para você após uma avaliação detalhada, que pode incluir a modificação do calçado para fornecer um melhor suporte para os pés, exercícios para melhorar a flexibilidade e a força, e para apoiar a fáscia plantar.

Siga sempre à risca as orientações do seu médico e não se automedique. 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!

Comentários
Dr. Thiago Bittencourt

Posted by Dr. Thiago Bittencourt