As dores de calcanhar podem ser muito comuns e ocorrer devido à sobrecarga diária, como ficar muito tempo em pé, ou também por exercício físico excessivo, entre outras razões comuns. Mas se a dor for persistente e aguda, precisa ser investigada e tratada, para que não evolua para problemas mais sérios que tenham de ser tratados com cirurgia.

Neste post, você vai conhecer as 4 causas mais comuns para dor de calcanhar. Continue a leitura!

Bursite do calcanhar

A bursa retrocalcaneana se localiza na região do calcanhar e, quando há inflamação, causa muita dor e desconforto. A bursa é composta de um líquido que tem como objetivo proteger os tendões e os ossos do atrito entre essas estruturas. Quando inflamada, incha, o que pode comprimir e causar dor.

A bursite pode ser causada por sobrecarga excessiva, por bactéria, trauma e degeneração dos tendões, ocasionada por determinadas substâncias.

Tendinite de Aquiles

Essa é uma das dores mais comuns quando se refere à dor no calcanhar. O tendão de Aquiles é responsável por ligar o músculo da panturrilha ao osso do calcanhar, sofrendo uma grande sobrecarga, o que leva ao desenvolvimento da lesão.

A principal causa de tendinite de Aquiles é a pisada incorreta, a sobrecarga em exercícios físicos, como corrida, o uso de tênis inadequado para a prática de exercício físico, a obesidade, entre outra razões.

Os sintomas são dores fortes no calcanhar, inchaço local e sensibilidade. O tratamento consiste em repouso, ingestão de medicamentos, como anti-inflamatórios, analgésicos e outras intervenções, de acordo com o que seu médico indicar.

Esporão ou Fascite Plantar

O esporão, nome popular da fascite plantar, é causado pela inflamação da fáscia plantar, que causa muita dor ao pisar no chão, como uma espécie de agulhada ou pontada. A dor é concentrada na parte da sola do pé e pode ser tratada com palmilhas ortopédicas, massagens diárias, fisioterapia, alongamento — para manter a circulação e a flexibilidade dos ossos, ligamentos e tendões —, infiltração e outros tipos de intervenção de acordo com o que seu médico indicar.

Todas essas doenças podem ser tratadas com intervenção cirúrgica, caso nenhum tratamento consiga diminuir as dores e conter inflamações recorrentes.

Sobrecargas

Em algumas situações, a causa é definitivamente sobrecarga no calcanhar, como pisada muito forte ou pisada incorreta, ou até mesmo sobrecarga por conta de obesidade. Se a pessoa pisa muito forte ou exerce uma pressão muito grande no calcanhar, pode causar dor e futuramente problemas mais sérios como traumas, fraturas, etc.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!