As pernas são algumas das partes do corpo mais suscetíveis a dores, uma vez que são responsáveis não apenas pela movimentação do corpo, mas também por sustentá-lo ereto durante boa parte do dia.

A possibilidade de sentir dores nas pernas aumenta ainda mais quando se trabalha de pé, permanecendo assim por muito tempo, com o peso corporal mantido totalmente por elas. Sendo assim, uma série de cuidados é necessária para que as dores não se tornem um problema frequente e causem incômodos constantes.

Desta maneira, confira a seguir 5 dicas importantes para evitar as dores nas pernas.

1. Evite saltos

O uso de saltos altos é uma das principais causas de dores nas pernas, principalmente quando se passa muito tempo de pé, como no trabalho.

Sendo assim, é muito importante que se evite o uso de sapatos com salto quando se trabalha de pé o dia todo, fazendo com que as pernas tenham um apoio mais confortável durante o dia.

2. Prefira sapatos confortáveis

A escolha dos sapatos é fundamental para se evitar dores nas pernas, uma vez que os mais confortáveis permitem que haja um melhor apoio sobre os pés, evitando um esforço excessivo sobre as pernas no período em que se permanece de pé.

3. Alterne o apoio do peso entre as pernas

Uma dica importante e muito útil para se evitar as dores nas pernas ao trabalhar por muitas horas de pé é realizar uma alternância do apoio do peso entre as pernas, permitindo que ambas tenham um período de descanso e uma melhor circulação do sangue, já que não recebem a pressão do peso do corpo.

4. Realize pequenas caminhadas e movimentações durante o dia

Outra dica que pode aliviar as dores nas pernas é a realização de pequenas caminhadas ou movimentações durante o dia, fazendo com que elas não fiquem absolutamente paradas por muito tempo.

Isso aumentará a circulação sanguínea e evitará não apenas as dores, mas também os inchaços e o surgimento de varizes.

5. Mantenha a postura correta

A postura está diretamente relacionada às dores nas pernas, uma vez que, incorreta, pode sobrecarregá-las, colocando um peso maior e ocasionando maiores possibilidades de incômodos.

Assim, o indicado é que se mantenha sempre uma postura correta, evitando, por exemplo, ficar apoiado ou escorado durante muito tempo quando se trabalha em pé, pois, estas ações, ao invés de descansar o corpo, farão com que haja uma sobrecarga ainda maior, ocasionando dores mais fortes, especialmente nas pernas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!