A dor e crescimento de uma bola na região posterior do tornozelo é o que se costumava chamar de esporão de calcâneo. Esse abaulamento geralmente ocorre na parte de trás ou debaixo do pé e traz bastante incômodo para realização de atividades do dia-a-dia.

Como se forma o esporão?

Quando nos movimentamos, seja através de uma caminhada ou corrida, o pé suporta sozinho todo o peso do nosso corpo. Esse peso é amortecido por uma camada de gordura que está localizada sob o nosso calcanhar, e também por um tendão que está na sola do pé.

Com o passar dos anos essa camada de gordura sofre um desgaste natural, e acompanhada de fatores como sobrepeso e obesidade, aumenta os riscos de inflamações crônicas nos tecidos conjuntivos formando assim o esporão de calcâneo.

Como realizar a prevenção?

Para prevenir o aparecimento do esporão, você pode seguir algumas recomendações simples como:

Quais são os sintomas do esporão?

O principal sintoma para identificação do esporão são as dores que aparecem na região do calcanhar. Elas podem ser agudas e repentinas, similares a uma facada, ou se apresentar de forma constante e intensa, e na maioria das vezes é sentida quando estamos com os pés no chão.

Muitas vezes essas dores são sentidas logo pela manhã, após um longo período de descanso, já que nesse momento o tendão será forçado para iniciar um movimento. Podem surgir também sintomas como rigidez, e aumento do quadro de dor quando estamos pisando em superfícies totalmente planas.

Quais são os tratamentos indicados para o esporão do calcâneo?

Na maioria dos casos, o tratamento do esporão não exige cirurgia, mas adotar algumas atitudes podem trazer alívio para as dores.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!