exercícios para os pés

Exercícios para os pés: As 5 atividades mais eficazes contra as dores

Os pés costumam ser ignorados quando falamos de cuidados com o corpo. Isso porque estão sempre ‘escondidos’ dentro do calçado e são estruturas pequenas, se compararmos com a barriga, o joelho, o ombro, que sempre ‘dão problema’. No entanto, são os pés os responsáveis por garantir que possamos caminhar e fazer várias outras atividades.

Os pés também podem ser vítimas de dores, e é aí que entram os exercícios para os pés.
Cremes e massagens podem sim ser úteis para diminuir a dor nessa região do corpo. Outra maneira de cuidar deles é um bom período de descanso… Ainda assim, no dia seguinte, precisaremos usar os pés.

Conheça agora os 5 exercícios para os pés mais eficazes contra as dores.

Alongamento do tendão calcâneo e fáscia plantar

A ideia principal desse exercício é fortalecer e alongar o músculo da panturrilha e assim evitar as dores nos pés. Para fazer o alongamento você deve ficar deitado, com os joelhos bem esticados.
Faça força para “puxar” o tornozelo em direção ao seu corpo. Tente manter a posição por 10 segundos, repita 5 vezes de manhã e de noite. Se começar a ficar fácil, tente fazer sentado, mas sempre com os joelhos bem esticados.

Alongamento da planta do pé

Fique de pé, mantendo os dois pés juntos. Em seguida, jogue a perna esquerda para trás, como se estivesse caminhando. Você deve pisar no chão apenas com a ponta do pé esquerdo e se manter nessa posição por 30 segundos.
Em seguida, volte à posição inicial e repita o mesmo movimento com o pé direito.

Exercício com bolinha

A ideia aqui é remover a tensão da planta do pé. Você pode usar uma bolinha própria para fisioterapia, uma bolinha de golfe ou até mesmo uma garrafa com água quente.
Faça pressão sobre a bolinha ou garrafa com a planta do pé e faça com que ela se mexa para frente e para trás. Repita o movimento até sentir que a região está menos tensa e dolorida.
Passe então para o outro pé. Se quiser realizar os exercícios enquanto está sentado, você pode massagear os dois pés ao mesmo tempo. É ideal para combater a fascite plantar.

Alongamento do peito do pé

Esse exercício é interessante para quem tem muitas dores ou faz muito esforço com os calcanhares. Para fazê-lo basta se ajoelhar no chão (utilize um tapete, tatame ou edredon para maior conforto), com os pés completamente esticados (a sola do pé deve estar voltada para cima).
Em seguida jogue o peso do seu corpo sobre seus pés. Tente se manter nessa posição por até 30 segundos, descanse e então repita o movimento.

Exercitando os dedos dos pés

Para começar esse exercício, você pode se sentar em uma cadeira, erguer uma das pernas e movimentar apenas o dedo maior do pé em círculos. Repita o movimento por 30 segundos e então parta para o outro pé.
Quando terminar, jogue um pano ou toalha no chão e pise em cima. Usando os dedos dos pés você deve tentar amassar a tolha ou pano. Segure os dedos dobrados por 30 segundos. Em seguida relaxe, volte a se sentar, massageie os pés e repita o exercício.

Agora você já conhece 5 exercícios para os pés que vão ajudar a aliviar as dores nessa região.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!

Comentários
Dr. Thiago Bittencourt

Posted by Dr. Thiago Bittencourt

1 comment

[…] Como 3ª opção no tratamento e alivio do esporão no calcanhar, recomendamos alongamentos da panturrilha e tendão calcâneo. A ideia principal é fortalecer e alongar o músculo da panturrilha e assim evitar as dores nos pés. Para fazer o alongamento você deve ficar deitado, com os joelhos bem esticados. Faça força para “puxar” o tornozelo em direção ao seu corpo. Tente manter a posição por 10 segundos, repita 5 vezes de manhã e de noite. Se começar a ficar fácil, tente fazer sentado, mas sempre com os joelhos bem esticados. Leia mais sobre outros exercícios neste artigo. […]