Aquela dor parecida com uma fincada no pé, ao dar a primeira pisada do dia, pode ser sinal de fascite plantar. Se a dor aliviar quando estiver sentado e intensificar com a sobrecarga na região, então a possibilidade é ainda maior. A fáscia plantar exerce um papel importante ao caminhar e correr, pois ela amortece a carga corporal e ajuda a estrutura óssea do pé a suportar o peso do corpo. O movimento repetitivo e a pressão excessiva podem tensionar a fáscia, iniciando-se assim um processo degenerativo e inflamatório na região. Dessa forma, com o tempo, a dor se torna mais incidente. Obter o diagnóstico correto e fazer o tratamento preventivo pode evitar a dor e demais sintomas comuns à fascite plantar.

Como é feito o diagnóstico da fascite plantar?

Normalmente, o diagnóstico da fascite plantar é clínico, a partir de uma avaliação dos sintomas e dos fatores de risco. Exames de raios-X, ultrassom e outros exames de imagem podem ser realizados a fim de descartar problemas, como cistos na fáscia, a metatarsalgia, a tendinite tibial posterior e microfraturas ósseas. Leia Mais: Fratura óssea: classificação, diagnóstico e tratamento

Prevenção da fascite plantar

Alguns cuidados preventivos podem ser tomados com o intuito de evitar a ocorrência da fascite plantar. Entre eles, destacam-se: Leia Mais: Sobrepeso e obesidade causam dores nos pés

Tratamento conservador

O tratamento conservador visa aliviar a dor e controlar o processo inflamatório. O objetivo é reduzir o excesso de tensão que estressa a fáscia, bem como melhorar as outras estruturas que também ajudam no amortecimento. Para isso, é possível fazer uso das seguintes técnicas: Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!