Quem tem uma vida fisicamente ativa, principalmente os praticantes de corrida, estão mais sujeitos a lesões. Uma delas é a fascite plantar que, quando não tratada, pode até afastar o atleta da prática esportiva. Você já ouviu falar neste tipo de lesão? Conhece os tratamentos? Confira este artigo e entenda tudo sobre o assunto.

O que é a fascite plantar?

É uma inflamação que acomete a fáscia plantar, um tecido presente no pé e que se estende do calcanhar até os dedos. Apesar de ser muito confundida com o esporão do calcâneo, são duas doenças bem diferentes. A fascite plantar ocorre pelo excesso de tensão ou de uso desse tecido. A fáscia é um tecido fibroso que recobre várias partes do corpo e, no caso da plantar, tem o papel de amortecer o impacto no momento em que os pés se movimentam sob uma superfície. O esforço demasiado da região causa o estresse desse tecido, o que vem a provocar o processo inflamatório. Na maioria dos casos, a doença acomete apenas um dos pés. Esse excesso de esforço pode ser causado pelos seguintes fatores:

Quais são os sintomas da fascite plantar?

O principal sintoma provocado pela fascite plantar é a dor típica na sola do pé. Além desse, a doença também pode causar desconforto ao caminhar ou correr, maior sensibilidade e rigidez dos pés, queimação, inchaço e vermelhidão.

Quais são as alternativas de tratamento?

O tratamento para o distúrbio costuma ser baseado em fisioterapia e uso de medicamentos. Os analgésicos e anti-inflamatórios são os fármacos prescritos com maior frequência, pois combatem a dor e a inflamação. A fisioterapia atua na recuperação da função do pé do paciente, com o objetivo de retorná-lo à prática esportiva. Os resultados variam e ainda não há um consenso sobre a melhor alternativa de tratamento. Uma opção complementar são as ondas de choque. Essa terapia é utilizada para tratar várias outras doenças, como tendinopatias, tendinites, epicondilites, bursites e a fascite. Esse método consiste na aplicação de ondas sonoras no local da lesão. O uso de palmilhas ortopédicas também pode ser recomendado para que haja uma melhor distribuição do peso corpóreo sobre os pés. Da mesma forma, as órteses noturnas podem ajudar a evitar o encurtamento do arco e manter o alongamento da fáscia plantar. Agora você já sabe tudo sobre a fascite plantar e conhece as alternativas de tratamento. Caso suspeite de algo, procure um ortopedista para confirmar o diagnóstico. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!