A fascite plantar é a inflamação ou degeneração da fáscia, tecido fibroso que reveste os músculos da sola do pé. A fáscia liga o osso do calcanhar (calcâneo) à base dos dedos, mantendo firme a curvatura do pé. Os principais sintomas são a dor no calcanhar e a dificuldade para andar.

Causas da fascite plantar

A fáscia é um tecido fibroso com pouca elasticidade. O alongamento excessivo repetidas vezes ou microtraumatismos causam a sua inflamação.

Os principais fatores de risco da fascite plantar são:

Sintomas das fascite plantar

A fascite plantar causa dor, aguda ou crônica, dependendo do tempo de inflamação. É mais intensa nos primeiros passos do dia ou quando a pessoa é obrigada a passar muitas horas em pé, subir e descer escadas, carregar peso e fazer atividades físicas.

A inflamação também pode causar vermelhidão, estressar o arco do pé, aumentar a sensibilidade na sola do pé, inchaço e rigidez.

Diagnóstico e tratamento

Além do exame clínico, o médico poderá solicitar exames de imagem, como a radiografia ou ultrassonografia, para fechar o diagnóstico. A imagem serve também para saber se o problema não está relacionando com a formação de esporão calcâneo, microfraturas, nodulações, tendinite na musculatura da tíbia ou dor nas articulações dos ossos dos dedos.

É importante que o paciente não busque uma maneira para adaptar o caminhar e a postura e, com isso, tente suportar a dor. Essas adaptações, além de não resolverem a inflamação da fáscia plantar, ainda causam outros problemas que podem afetar a coluna, quadril e joelhos.

O tratamento da fascite plantar é medicamentoso e fisioterapêutico. Analgésicos e anti-inflamatórios são prescritos pelo médico para aliviar a dor e desinflamar o pé. A realização de alongamentos de panturrilha e fáscia plantar pela manhã é fundamental para alívio mais rápido e cicatrização da estrutura afetada.

Os exercícios fisioterapêuticos aliviam a dor, fortalecem a musculatura, alongam a fáscia plantar, panturrilha e tendão de Aquiles. Além disso, com a fisioterapia o paciente também aprende a realizar as atividades físicas sem comprometer os pés. O repouso e o uso de calçados confortáveis são outras medidas necessárias para tratar a fascite plantar.

O paciente pode aplicar compressas de água quente para atenuar a dor. Durante o sono é possível alongar a fáscia com o uso de uma órtese. Deve-se lembrar que a reabilitação do paciente quando a fascite plantar atingiu o estágio crônico é ainda mais longa.

Para prevenir a doença é importante usar calçados adequados, reduzir o peso corporal, evitar o esforço físico extremo e fazer o alongamento antes e depois das atividades físicas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre o meu trabalho como ortopedista em São Paulo.

2 Responses

1. Olá! Fazendo fisioterapia para os joelhos comecei a ter uma dor no calcanhar esquerdo … O joelhos melhoraram mas estou a dois meses com muita dor no calcanhar já tomei anti inflamatória receitado pelo médico só alivia a dor quando tomo analgésico… Estou fazendo dieta por estar sobre peso e Já estou com mais de sessenta anos. Fico desanimada pois gostaria muita de voltar fazer caminhadas … Obg Feliz 2018

1. Feliz ano novo, Edina!
      Não desanime!
      O segredo para as dores do calcanhar geralmente está no tipo de calçado.
      Dê preferência para calçados de solado firme, que protejam o pé. Procure sapatos tipo Anabela de salto baixo ou o que chamamos de “Palete Azaleia Street”. Evite andar de chinelo ou descalça. Tenha perseverança!
      Se não funcionar, será necessário fazer alguns exames.
      Estou à disposição!

Comments are closed.