Com certeza, sentir dor nas articulações não é nada legal, certo? Principalmente, quando ela é forte e constante. Infelizmente, a gota é uma condição dolorosa de artrite que pode afetar as articulações do dedo do pé, tornozelo, joelho, mão e cotovelo.

Se você sente isso com frequência, pode ser que tenha gota, algo que pode acompanhá-lo por toda a vida. Leia mais, neste post, para descobrir sobre a doença!

O que é gota?

A gota é uma forma de artrite inflamatória que se desenvolve em algumas pessoas que têm altos níveis de ácido úrico no sangue.

O ácido pode gerar cristais em formato de agulha em uma articulação e causar episódios súbitos, e graves, de dor, sensibilidade, vermelhidão, calor e inchaço.

Sinais e sintomas

A gota se desenvolve rapidamente, muitas vezes, dentro de 12 a 24 horas. Sinais e sintomas de um ataque incluem:

Em alguns casos, as pessoas também podem sentir náuseas, perda de apetite e febre leve.

Fatores de risco

Você é mais propenso a desenvolver gota se tem altos níveis de ácido úrico em seu corpo. Fatores que contribuem:

Prevenção

Durante períodos sem sintomas, essas diretrizes dietéticas podem ajudar a proteger contra-ataques futuros de gota:

Perder peso pode diminuir os níveis de ácido úrico em seu corpo. Entretanto, evite o jejum ou o emagrecimento rápido, pois isso pode elevar temporariamente os níveis de ácido úrico. Felizmente, os ataques de gota podem ser controlados e tratados com medicação.