A joanete, condição médica conhecida como a deformidade de Hálux Valgo, nada mais é do que uma espécie de “saliência” óssea, que se desenvolve na articulação localizada na base do dedo do pé.

Ela ocorre, basicamente, quando o dedão fica curvado para dentro, apontando para o dedo ao lado. Esse movimento natural faz com que a articulação seja muito forçada, e consequentemente, fique “grande” e projetada para o lado de fora.

Quando surge, é possível que a pele ao redor fique avermelhada, além de mais sensível e dolorida.

A seguir, conheça mais sobre ele e suas 5 principais causas.

#1 Uso de saltos altos

A joanete quase sempre é causado pela pressão exercida nos dedos por conta do formato dos sapatos, principalmente os altos e com pontas muito estreitas, que fazem com que eles tenham que se adaptar.

Quando muito elevado, o salto pode, até mesmo, contribuir para o deslocamento do peso do corpo para frente, o que desperta ainda mais a ocorrência da deformidade.

Leia mais: 5 riscos de usar calçados inadequados

#2 Uso de calçados menores do que o tamanho do pé

Pode parecer impossível, mas não é. Inclusive é comum, principalmente para as mulheres, acharem que calçam um número menor do que é de fato.

Quando o sapato é muito apertado, menor do que deveria, estreito, ou possui as pontas altamente finas (como os de bico fino), a chance de desenvolvimento também é mais elevada.

#3 Artrite

A artrite consiste na inflamação de uma ou mais articulações. Elas podem afetar diversas partes do corpo humano, inclusive, os pés. Quando ocorre, especificamente no dedão do pé, ela pode ser a causa para o surgimento dessa condição.

Leia mais: Efeitos da artrite reumatóide nos pés

#4 Problemas congênitos

Problemas congênitos nos pés também são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças, tais como a joanete. A presença de barras ósseas ou dedos extranumerários (a mais) levam à predisposição para o halux valgo, por exemplo.

#5 Hereditariedade

Infelizmente, se sua mãe, tia, irmã ou até mesmo uma prima possui joanete, suas chances de desenvolver a deformidade são mais altas. Isso porque a condição é hereditária, ou seja, é comum que membros da mesma família apresentem o defeito.

Vale ainda destacarmos que é uma condição que pode afetar homens e mulheres de todas as faixas etárias, apesar de ser muito mais comum no grupo feminino e com faixa etária mais elevada. Esse público diz respeito àquelas mulheres que mais usam — ou usaram — calçados apertados, ou salto alto, ao longo da vida.

Com o passar do tempo, a pressão causada nos dedos (especialmente no dedão) é muito alta, fazendo com que a deformidade apareça para ficar.

Agora você já conhece mais sobre o joanete, principalmente em relação às suas causas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!