O joelho varo é um tipo de joelho torto, caracterizado pela posição em estilo “cowboy” das pernas, com os joelhos para fora do alinhamento neutro. É o contrário do joelho valgo, no qual os joelhos ficam para dentro.

É um desalinhamento que envolve o fêmur e a tíbia, e é muito comum em recém-nascidos, mas normalmente se corrige sozinho nos primeiros anos de vida. Isso porque as pernas arqueadas nos bebês ocorrem apenas por conta do processo de formação das pernas. Entretanto, quando esse desalinhamento continua, ou é percebido em crianças, adolescentes e adultos, algo está errado. É preciso, então, que um médico avalie a condição dos joelhos para indicar o melhor tratamento. Se não tratado, o joelho torto pode causar dores e complicações futuras, como tendinites ou artroses.

Causas

Quando não congênito, o joelho varo é normalmente causado por sobrecarga na região. Neste caso, a sobrecarga é especificamente na área medial do joelho, além de também ser observados o estiramento das estruturas laterais. O problema muitas vezes é a postura incorreta, carregamento de peso de forma inadequada, sobrepeso ou atividades físicas de alta intensidade.

Sintomas e tratamento

Por mais que possa parecer óbvio, nem sempre é fácil perceber uma alteração no alinhamento dos joelhos. Por vezes, ela é bastante sutil, mas ainda assim pode causar dores ou desconfortos. Nesses casos, é mais provável que as dores sejam agudas e ocorram de vez em quando, e não constantemente. O uso repetitivo de analgésicos é desaconselhável, especialmente porque o problema estará apenas sendo mascarado.

Uma técnica simples para perceber se há desalinhamento é ficar em pé com as pernas juntas em frente a um espelho. O ideal é que tanto os joelhos quanto os tornozelos estejam se tocando. Caso apenas os tornozelos se toquem, os joelhos estão varos. Se o contrário acontecer, eles estão valgos. Este teste é uma indicação de que você precisa ir ao ortopedista, e só então ele poderá fornecer o diagnóstico exato.

Para tratar o desalinhamento dos joelhos, há algumas opções.

Em primeiro lugar, a postura do paciente pode ser corrigida, bem como pode ser recomendado o fortalecimento muscular das pernas. Ou seja, uma rotina de exercícios talvez consista em grande parte do tratamento. No caso de hábitos e condições que pioram a situação, como os mencionados acima (atividades intensas, sobrepeso etc.), eles deverão ser resolvidos antes de qualquer outra intervenção médica.

Outros tratamentos possíveis incluem a fisioterapia e o uso de ferramentas específicas, como palmilhas ortopédicas. Cirurgias são raramente o caso, mas podem ser indicadas em situações extremas, nas quais a capacidade motora do paciente está prejudicada. De qualquer forma, o ortopedista responsável avaliará o grau de severidade do joelho varo e conversará com o paciente para encontrar o melhor plano de tratamento que funcione para ele e seja eficaz.