O neuroma de Morton é um nervo inflamado entre os ossos metatarsais nas solas dos pés, no segundo ou terceiro espaço entre os dedos, na junção dos nervos plantar medial e plantar lateral. Manifesta-se por uma dor no terceiro espaço intermetatarsal, que pode irradiar para o primeiro, segundo e quarto espaços intermetatarsais.

Sintomas do neuroma de Morton

O neuroma de Morton se desenvolve como resultado de uma lesão ou compressão excessiva do nervo entre os dedos, levando ao espessamento do tecido e à dor associada. O nervo mais comumente afetado por essa condição é aquele entre o terceiro e o quarto dedos do pé. Embora essa condição seja chamada de “neuroma”, ela não é considerada um tumor verdadeiro, mas sim uma formação de tecido fibroso ao redor do tecido nervoso e geralmente não tem sinal externo.

Entre seus sintomas, podemos citar:

Leia mais: Neuroma de Morton: diagnóstico e tratamento

Causas

Qualquer coisa que cause compressão ou irritação do nervo pode levar ao desenvolvimento de um neuroma. Um dos ofensores mais comuns é o uso de sapatos de bico fino ou de salto alto que fazem com que os dedos sejam forçados a entrar na ponteira. Pessoas com certas deformidades nos pés — joanetes, dedos em martelo, pés planos ou pés cavos — correm maior risco de desenvolver um neuroma. Outras causas potenciais são atividades que envolvem irritação repetitiva na parte da frente do pé, como a corrida, por exemplo. Por fim, lesões ou outros tipos de trauma na área também podem levar à formação de um neuroma.

Leia mais: Salto alto pode causar problemas no pé?

Tratamento não cirúrgico

As abordagens de tratamento variam de acordo com a gravidade do problema. Para neuromas leves a moderados, as opções de tratamento podem incluir:

Quando a cirurgia é necessária?

A cirurgia é um tratamento eficaz para o neuroma de Morton. No entanto, essa opção de tratamento é o último recurso, podendo ser considerada para pacientes que não responderam adequadamente a tratamentos não cirúrgicos.