Os pés possuem uma função bem clara, que é a de dar sustentação ao corpo e suporte aos mais diversos movimentos, que incluem locomoção e amortecimento de impacto. Trabalham desde o momento em que nos colocamos de pé.

Não é de se estranhar que as dores no pé sejam tão comuns, pois é uma estrutura composta de ossos, ligamentos, tendões e músculos.

Em atletas e pessoas que se submetem a exercícios físicos repetitivos, a dor pode estar associada a algum tipo de lesão. Essa lesão pode ser decorrente de trauma ou esforço repetitivo, que leva a micro lesões, que podem provocar dor de moderada à forte em movimento.

Nesses casos, é mandatório que a pessoa procure um ortopedista, pois é necessário fazer exames de imagem para identificar o problema.  Muitas vezes, é necessário imobilizar a região e submeter o paciente a um período de descanso. Em outros casos, a cirurgia é a melhor opção.

É importante ter essa informação porque determinadas lesões, em caso de repetição de movimentos, podem acarretar prejuízos funcionais e até a necessidade de uma cirurgia.

Dores nos pés: quatro causas comuns

Tirando as lesões, há uma série de possíveis causas para as dores nos pés.

Identificamos nesse artigo quatro delas, uma em cada região, de modo a oferecer orientação aos leitores – o que não substitui o atendimento médico.

Neuroma de Morton

É uma dor que ocorre na sola do pé, perto dos dedos. Manifesta-se na forma de pontadas, sensação de choque e formigamento. A sesamoidite, um tipo de inflamação que atinge pequenos ossos da região, causa dor parecida.

O neuroma de Morton é causado pelo espessamento do nervo interdigital que fica localizado entre o terceiro e o quarto metatarso, que se aproximam e pinçam outras estruturas, causando a dor. Pode ser decorrente de pequenos traumas, de impactos, do uso de salto alto e sapatos apertados, além de joanete e dedos de garra.

Leia mais: 3 causas comuns para operar os pés

Fascite plantar

As causas da fascite plantar são muito parecidas com as do neuroma de Morton, acrescentando-se aos fatores de risco a obesidade e a idade, sendo as pessoas com mais de 40 anos o público preferencial desse tipo de problema.

Trata-se de um processo inflamatório que afeta a fasci plantar, uma membrana que recobre a musculatura da sola do pé.

A dor atinge a sola do pé, mais próximo ao calcanhar, e costuma ser mais intensa pela manhã, reduzindo ao longo do dia.

Leia mais: 5 sintomas da fascite plantar

Lesão do tendão de Aquiles

Trata-se de uma dor na parte de trás do calcanhar, provocada por micro lesões, comum em corredores. O calcanhar de Aquiles é um tendão que liga o osso do calcanhar à musculatura da panturrilha.

Tendinite

A tendinite nos pés é também muito comum, afligindo, principalmente, pessoas que submetem à região uma sobrecarga, mas pode ser decorrente de traumas, problemas biomecânicos, traumas e doenças autoimunes.

A dor geralmente é localizada próximo aos maléolos, os ossos protuberantes do tornozelo, em especial o do lado de fora. Entretanto pode acometer toda a região dos pés, inclusive os lados.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!

One Response

Comments are closed.