bunionette

Pisada supinada: o que é e como tratar?

A pisada supinada ou supinação é caracterizada pela forma de “pisar para dentro” enquanto a pessoa anda. Essa variação acontece nos indivíduos de maneira natural, sendo que, em vários casos, tem relação com o desalinhamento nos pés e tornozelos ou no joelho.

O principal problema da supinação é que ela pode sobrecarregar uma das laterais do pé e, com o passar do tempo, provocar o desenvolvimento de patologias na região, como bunionette e calos.

Neste post, entenderemos mais sobre o assunto. Acompanhe!

Como tratar o problema da pisada supinada?

O primeiro passo para iniciar o tratamento da pisada supinada é fazer uma visita ao ortopedista. Somente esse profissional poderá fazer o diagnóstico correto do seu tipo de pisada e, assim, indicar o melhor tratamento para o caso.

Entre os tratamentos existentes para a supinação, hoje, existem as palmilhas ortopédicas, desenvolvidas especificamente para essa finalidade; os calçados ortopédicos, que ajudam a minimizar os desvios de postura influenciados pelo formato do pé e a fisioterapia.

Leia mais: Tipos de pisada: Como identificar o seu

As palmilhas e os calçados são as formas de tratamento mais usadas, pois não incomodam a pessoa e, atualmente, são muito acessíveis, dada a amplitude de opções disponíveis no mercado.

Além de ajudar na causa, em específico, ainda temos outros benefícios, como mais saúde para as articulações, melhora da postura como um todo e maior conforto para andar e correr no dia a dia.

No caso da fisioterapia, é importante ressaltar que a recomendação pelo ortopedista tem como objetivo ajudar as pessoas com as quais a musculatura dos pés está um pouco deficiente e precisa de mais força para trabalhar os movimentos normais, bem como garantir que o processo de tratamento seja eficaz.

Vale lembrar que os exercícios feitos pelo fisioterapeuta variam de acordo com a situação de cada pessoa. Por isso, o que foi válido para um amigo com o mesmo problema, pode não ser o melhor para você.

Leia Mais: Exercícios para os pés: As 5 atividades mais eficazes contra as dores

Principais problemas relacionados à supinação

Agora que vimos as formas de tratar a supinação, conheceremos alguns dos incômodos mais recorrentes que ela pode trazer para sua vida com o passar do tempo:

  • calos: formados a partir de pontos de pressão excessiva em determinada região. Eles surgem como uma reação normal do corpo tentando proteger as camadas mais internas;
  • torção ou entorses: devido à supinação, o tornozelo é uma das regiões que ficam mais vulneráveis às entorses invertidas, ou seja, quando o pé vira para fora;
  • bunionette: esse problema é o joanete que surge em decorrência do excesso de carga aplicada constantemente na região lateral do pé.

Como observamos ao longo do artigo, o corpo humano se mostra incrível até mesmo no pé, não é mesmo? Agora, com todas essas informações, já é possível buscar ajuda e dar início ao tratamento.

Leia mais: Os calçados indicados para cada tipo de pisada

Ao consultar o médico ortopedista e descobrir como a pisada supinada tem afetado seu dia a dia, será mais fácil encontrar os calçados ideais e quais ações tomar para minimizar e resolver os sintomas desse problema. No mais, fica um alerta importante: seja qual for o tipo de incômodo que estiver sentindo, não hesite em buscar a orientação de um especialista!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!

Comentários
Dr. Thiago Bittencourt

Posted by Dr. Thiago Bittencourt