Infelizmente, muitas pessoas desconhecem que o sucesso de uma cirurgia não depende apenas da operação e do médico ser um especialista de pé e tornozelo. Você também precisa se atentar ao cuidado pré-operatório para que seja garantido o sucesso do procedimento.

Para obter os melhores resultados e reduzir o risco de complicações pós-cirúrgicas, é importante levar sua recuperação a sério. Isso não inclui apenas seguir as instruções do seu cirurgião para cuidados posteriores, mas também antecipar e preparar suas necessidades antes que elas ocorram. 

Se deseja que o resultado seja um verdadeiro sucesso, então, dê uma atenção especial aos cuidados pré-operatórios que iremos listar neste post.

Preparação geral no pré-operatório

Há várias coisas importantes que você pode fazer para preparar o corpo para a cirurgia de pé e tornozelo.

Controle a diabetes

É fundamental que o açúcar no sangue esteja sob controle no momento da cirurgia e nas semanas pós-operatórias. 

A diabetes mal controlada, em qualquer fase da cirurgia, leva a um aumento no risco de infecção, taxas mais altas de complicações da ferida, atraso na cicatrização de fraturas ósseas e fusões articulares, além de recuperação mais lenta que o normal.

Pare de fumar

Parar de fumar também faz parte dos cuidados pré-operatórios. Você deve tentar parar antes de fazer sua cirurgia de pé e tornozelo. 

Múltiplas pesquisas mostraram que as taxas de infecção e as complicações da ferida são, muitas vezes, maiores em fumantes do que em não fumantes. A cicatrização de ossos, articulações e tecidos moles também é significativamente prejudicada em quem fuma. 

Perca peso

Se você está acima do peso ou obeso, perder alguns quilos antes da cirurgia é um objetivo importante. 

A obesidade aumenta mais o risco de infecção e complicações da ferida do que em pacientes com um peso saudável. Além disso, leva a substituições de articulações desgastadas em um estágio anterior.

Faça exames

Leve todos os seus exames de imagem:

Além desses, junte o último exame de sangue e o eletrocardiograma (ECG), se solicitados anteriormente.

Como preparar sua casa antes da cirurgia de pé ou tornozelo

Pense em como você administrará as coisas quando voltar para casa do hospital. Use a lista de verificação abaixo para ajudá-lo nos cuidados pré-operatórios:

Ser proativo e preparar o seu espaço vital (e o mental), assim como o pré-operatório, antecipadamente, pode contribuir para um período de recuperação menos estressante! 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!