artrose no tornozelo

6 maneiras de prevenir a artrose no tornozelo

A artrose do tornozelo nada mais é que o desgaste da articulação dessa região do corpo. É uma doença que se caracteriza por ser degenerativa e progressiva, sendo que, em alguns casos, pode até se tornar incapacitante. Isso pode ocorrer em decorrência da perda do movimento normal da articulação e das dores, que costumam ser intensas.

Por outro lado, o tornozelo não é uma região comum para o surgimento dessa condição. O motivo para isso, é que a cartilagem que o reveste tem maior resistência que as demais.

Doenças inflamatórias, lesões graves de ligamentos e fraturas costumam ser as principais bases para o surgimento da artrose do tornozelo.

A seguir, vamos conhecer algumas ações que podem ajudar a prevenir esse problema. Acompanhe e fique por dentro!

6 maneiras de prevenir a artrose no tornozelo

1. Usar gelo e calor

Terapias de calor, como bolsas de água quente, podem ajudar a relaxar e a diminuir a rigidez e a dor. Já o gelo pode ser usado para entorpecer as regiões doloridas e inflamadas dos tornozelos.

2. Exercícios para os tornozelos

Realizar exercícios suaves, que não provoquem estresse ou sobrecarreguem a articulação do tornozelo podem ser úteis para ajudar a manter a funcionalidade. Entretanto, como estamos tratando da artrose que é uma condição degenerativa, é preciso consultar o médico antes de fazer qualquer coisa, pois corre-se o risco de piorar a situação quando os cuidados devidos não são tomados.

3. Manter o peso sob controle

Os tornozelos estão na base de sustentação de todo o corpo. Logo, qualquer excesso sobrecarrega os pés e, para pessoas com artrose, a situação é ainda mais complicada. Por isso, controlar o peso é uma das formas mais simples de prevenir essa condição ou piorar o seu quadro, caso já esteja instalada.

4. Cuidar para escolher bem os calçados

Calçados do tamanho certo e com palmilhas almofadas podem ajudar a melhorar a situação de pessoas com problemas nos tornozelos.  Como uma das principais causas de artrose nessa região dos pés são os traumas e lesões, reduzir a quantidade de atividades alto impacto e dar a articulação um bom nível de amortecimento é muito importante em termos de prevenção.

5. Limpar o organismo

Já falamos que cuidar para ter o peso ideal ajuda pessoas que têm artrose. Porém, uma dica adicional é evitar alimentos processados e ricos em açúcar. Quanto mais equilibrada e saudável é a alimentação, menos propenso o corpo fica para desenvolver doenças e maior é a manutenção da saúde das articulações e ossos.

6. Consulte sempre um profissional

A melhor maneira de prevenir a artrose do tornozelo é procurar visitar o ortopedista sempre que notar que alguma coisa não está bem. Além disso, ao verificar a presença de um problema, esse profissional poderá iniciar o tratamento imediatamente, de forma que a pessoa possa ter uma melhor qualidade de vida enquanto convive com a artrose.

Por fim, vale sempre lembrar que não é recomendado tomar nenhuma ação por conta própria. Pode ser que a pessoa tenha artrose ou outra condição, por isso, o especialista nunca deve ser descartado. Afinal, ele é quem sabe o melhor caminho a ser tomado.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!

Comentários
Dr. Thiago Bittencourt

Posted by Dr. Thiago Bittencourt