Sapatos ortopédicos

Sapatos ortopédicos são realmente eficazes?

De forma geral, os sapatos ortopédicos são constituídos para proporcionar conforto para os pés daqueles que os utilizam. Ou seja, o objetivo principal deles é cuidar da saúde, já que os problemas ortopédicos podem desencadear falhas significativas na coluna e nas articulações, por exemplo.

Também, é importante ressaltar que esses produtos geram equilíbrio e estabilidade para o corpo. Sendo assim, eles acomodam e proporcionam o apoio correto aos pés. Afinal de contas, o interior desse tipo de calçado é anatômico.

Se você deseja saber se os sapatos ortopédicos são realmente eficazes, eu já adianto que sim. Mas, neste artigo, ainda trago outras informações pontuais sobre os benefícios de usá-los. Quer descobrir quais são eles? Confira, a seguir!

Benefícios do sapato ortopédico

Corrigem problemas ortopédicos

A pressão excessiva, assim como a sobrecarga e pisada errada, compromete a saúde dos pés. Por isso, os sapatos ortopédicos são recomendados, uma vez que eles garantem a boa sustentação e o amortecimento adequado.

Além disso, eles proporcionam o realinhamento dos pés, facilitam a caminhada, favorecem a pisada ideal e, consequentemente, evitam dores e complicações posteriores.

Por exemplo, eles diminuem consideravelmente o cansaço e o impacto sobre os joelhos, quadril e tornozelo, reduzindo significativamente o risco de lesões nessas áreas.

Estimulam a circulação sanguínea

O fluxo sanguíneo é muito importante para os pés, porque ele evita problemas mais sérios, sobretudo em pessoas diabéticas. Afinal de contas, muitos pacientes com esse tipo de doença acabam desenvolvendo neuropatia diabética, quando a enfermidade não é tratada.

Por consequência, o distúrbio reduz a sensibilidade e o fluxo sanguíneo dos pés, fazendo com que o paciente fique mais propenso a lesões e consequente amputação do membro.

Nesse sentido, os calçados ortopédicos garantem a boa circulação sanguínea, evitando, dessa maneira, a sobrecarga dos membros inferiores.

Promovem conforto

Em média, uma pessoa dá de 5 a 10 mil passos por dia. Até aí, tudo bem. Mas, agora, imagine tudo isso utilizando sapatos apertados e desconfortáveis. No final do dia, certamente essa pessoa terá problemas e dores intensas.

O fato de os calçados ortopédicos serem anatômicos é imprescindível para a acomodação da planta dos pés e dos dedos. Pois a flexibilidade e maciez melhoram a pisada, corrigem a postura e ainda evitam os reflexos e dores na coluna e nas pernas.

Oferecem mais segurança

Outro benefício que ratificam o fato de os sapatos ortopédicos serem eficientes, tem a ver com a segurança. Sim, eles ajudam a evitar as dores, torções, já que a constituição deles é basicamente de material resistente e espesso. Logo, isso evita que os pés sejam lesionados ou afetados pelas deformidades do terreno pisado.

Custam menos que uma cirurgia

Infelizmente, quando os problemas ortopédicos não são tratados adequadamente, o custo disso pode ser maior. Pois, quando o paciente insiste em usar o calçado inadequado, a intervenção cirúrgica acaba sendo a única solução, a depender da gravidade.

Os sapatos ortopédicos são eficientes, principalmente porque proporcionam inúmeros benefícios a quem os utiliza. Além disso, eles se adaptam melhor à superfície e são mais resistentes. Portanto, sim, eles são fundamentais para a saúde dos pés.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!

Comentários
Dr. Thiago Bittencourt

Posted by Dr. Thiago Bittencourt