saúde dos pés

Qual a relação da alimentação saudável e a saúde dos pés?

Os pés são partes importantes do corpo. Além de nos dar sustentação, são responsáveis por absorver todo o impacto do dia a dia. São 26 ossos, 114 ligamentos, 20 músculos e a responsabilidade de sustentar o corpo. Mesmo com essa importante função, os pés ficam sempre de lado na nossa atenção diária.

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Além dos cuidados diários e higienização dos pés, manter uma alimentação saudável também é importante para a saúde dos pés. Alguns alimentos que contém muito açúcar como os grãos refinados, a gordura saturada na carne vermelha e as gorduras ômega 6 presentes em muitos óleos vegetais, como o milho, a soja e os óleos de girassol, favorecem o aparecimento de inflamação do tecido o que pode afetar a saúde dos seus pés.

Algumas doenças, como arterial periférica e diabetes, podem alterar os pés uma vez que as artérias que trazem o sangue para as extremidades inferiores ficam danificadas ao longo do tempo.

No caso de ser diabético, o cuidado com aquilo que ingere deve ser ainda maior. Para além de a elevada ingestão de açúcares ser um grande problema para os diabéticos, estes ficam sujeitos a várias complicações relacionadas com os desequilíbrios alimentares. O pé diabético é um exemplo bastante comum.

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Alimentos e a saúde dos pés

Inserir alguns alimentos no dia a dia podem ajudar a manter a saúde dos pés em dias. Os principais são:

  • Peixes: eles são uma importante fonte de ômega 3, um tipo de ácido graxo que ajuda a controlar a pressão arterial e a facilitar a circulação sanguínea. Outro benefício proporcionado é a prevenção de complicações como a trombose e aterosclerose, decorridas do depósito de gordura e da formação de coágulos no sangue.
  • Gengibre: o seu efeito termogênico acelera o metabolismo e estimula a circulação, além de contribuir ainda para a redução das inflamações.
  • Oleaginosas: a presença de antioxidantes protege os vasos sanguíneos, além de ajudar a controlar o colesterol, o que também reflete na boa saúde do sistema cardiovascular.
  • Chás e água: além de favorecer a saúde dos pés, o consumo de água e chá ajudam na digestão, hidratação e na prevenção da retenção de líquido e inchaço.

Manter uma alimentação adequada vai ajudar a aliviar os sintomas da má circulação nos pés, como o inchaço, as feridas, dores nas pernas, entre outros. Além disso, beneficiará a saúde do corpo de forma geral, prevenindo o aparecimento de doenças e complicações.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!

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Dr. Thiago Bittencourt

Posted by Dr. Thiago Bittencourt