De modo geral, é denominada como artrite toda e qualquer doença que atinja as articulações. Especificamente, a artrite no dedão do pé causa uma inflamação na articulação dessa região, ocasionando muita dor ao caminhar.

Além de causar essa inflamação dolorosa nas articulações do corpo, a artrite, se não for diagnosticada a tempo e corretamente tratada, pode acarretar deformidade permanente nos ossos e, por consequência, limitações de mobilidade irreversíveis.

Por esse motivo, é fundamental diagnosticar e tratar o quanto antes. Porém, esse desconforto no dedo do pé também pode estar associado a outras causas.

Sintomas da artrite no dedão do pé

Quando alguém tem uma crise de artrite no dedão do pé, normalmente ela vem com uma característica bem específica. O indivíduo desperta no meio da noite com uma dor muito forte, que na maioria das vezes ataca o dedo grande do pé — o hálux — e, com frequência, vem acompanhada por febre e calafrios.

A dor gerada pela artrite vai aumentando de forma progressiva, até chegar ao ponto que o indivíduo não consegue suportar sequer o toque de uma roupa, por exemplo.

Quando a crise é leve, normalmente tendem a desaparecer depois de um dia ou dois. Entretanto, as crise mais agudas evoluem de forma rápida para uma dor que vai aumentando e pode permanecer assim, por um período de um a três dias antes de começar a diminuir de intensidade bem lentamente.

O total desaparecimento desses sintomas pode demorar muitas semanas.

Há a possibilidade de uma nova crise surgir em meses ou anos e afetar a mesma ou até mesmo outras articulações.

De modo geral, as crises de artrite tendem a surgir nos membros inferiores, porém podem atacar qualquer articulação do corpo.

Tratamento

O tratamento tradicional é fundamentado inicialmente em uma consulta com o reumatologista ou ortopedista.

Nela, o médico fará uma avaliação do nível da artrite e recomendará o tratamento adequado. Dependendo do caso, algumas mudanças simples na rotina do dia a dia bastam para a artrite ser controlada.

O tratamento com remédios também ajudam a controlar a artrite no dedão do pé, possibilitando que a pessoa leve uma vida praticamente normal. Porém, em casos mais graves, onde já ocorreu uma deformação, a cirurgia possivelmente será indicada pelo médico.