A tendinite de fibulares ocorre quando os tendões fibulares se inflamam. Isso acontece quando há um aumento da carga e uso excessivo dos tendões, levando-os a esfregar no osso.

Frequentemente afetando corredores ou atletas que aumentaram seu treinamento, a tendinite de fibulares, também chamada de “tendinose peroneal”, geralmente se desenvolve lentamente, piorando de forma gradual.

Se você está experimentando dor e problema nos tendões fibulares, esse artigo pode ser para você.

Aqui você vai entender o que é uma tendinite de fibulares e quais são as opções de tratamento mais adequadas. Acompanhe!

O que é tendinite de fibulares?

A tendinite de fibulares ocorre quando uma quantidade excessiva de tensão é colocada no tecido mole, causando danos aos tendões.

Esta lesão é comum em pacientes que passam por muitas atividades de caminhada e corrida, particularmente em terrenos irregulares.

O uso excessivo do tendão, especialmente em esportes como futebol, ginástica e basquete, e a rápida mudança de direção também são causas de tendinite peroneal devido à tensão gradual exercida sobre o tecido mole.

Tratamento da tendinite de fibulares

Como o uso excessivo dos tendões geralmente causa tendinite de fibulares, o descanso é crucial para ajudá-los a se curar.

O indivíduo deve evitar caminhar ou quaisquer outras atividades que possam agravar a lesão até que a dor desapareça.

Tratamentos não-cirúrgicos que são comuns em casos de tendinite de fibulares incluem:

A tendinite de fibulares também pode ser evitada com o uso de calçados adequados, evitando-se o treinamento em superfícies inclinadas ou irregulares (por exemplo, corrida na praia) e evitando-se movimentos rápidos de articulação.

Cirurgias

A cirurgia é rara no tratamento da tendinite de fibulares, e geralmente é considerada como último recurso se os métodos não cirúrgicos não estiverem ajudando a reduzir a dor.

Se o tecido ao redor dos tendões está causando irritação, o cirurgião pode realizar um procedimento chamado liberação do tendão para removê-lo.

Se uma ruptura ocorreu devido ao uso excessivo dos tendões fibulares, o cirurgião também procurará realizar o reparo do tendão.

E lembre-se: sempre procure o conselho de seu médico antes de iniciar qualquer novo tratamento.