Tênis Certo

3 dicas na hora de comprar o tênis certo para esportes

Não há dúvidas de que praticar atividade física faz bem à saúde. Além de prevenir inúmeras doenças, ela ainda ajuda no bom funcionamento do organismo.

No entanto, para praticar esportes é importante escolher um tênis certo para não causar lesões, como tendinites e sobrecargas. Veja algumas dicas que selecionamos para comprar o tênis ideal.

1. O tênis certo para corrida

Em primeiro lugar, compre o tênis em uma loja com profissionais especializados e que entendem de esporte. Isso será útil na hora em que você precisar tirar dúvidas sobre o produto.

É válido, ainda, saber previamente qual é o seu tipo de pisada. Existem pelo menos três formas de pisar: a normal, a pisada para dentro (conhecida como supinação) e a pisada para fora (conhecida como pronação).

Esse tipo de informação pode ser útil na hora em que você vai comprar o tênis, especialmente se ele for de corrida, mas não deve ser o fator principal da escolha: o importante é sentir-se confortável ao experimentá-lo. O tênis de corrida também deve ter uma sola firme para que não cause muito impacto nas suas articulações.

Os tênis com amortecimento podem ser úteis para diminuir o impacto da atividade física e evitar lesões nas articulações. Por isso, investir nesse modelo pode ser uma opção interessante especialmente se você quer praticar esportes de alto impacto.

2. O tênis certo para caminhada e quadra

Já se o seu objetivo é a caminhada, o ideal é que o calçado seja mais macio, especialmente na parte superior, conhecida como área do metatarso. É preciso também absorver o choque no calcanhar para evitar dores e inchaços nessa parte do corpo.

Para os esportes realizados em quadras, é preciso um tênis que permita uma boa movimentação, já que você vai correr por bastante tempo tanto para frente quanto para trás. Por isso, invista em um calçado mais leve e com um bom solado para não cansar muito os pés.

3. Dicas para experimentar o tênis

Uma dica interessante é experimentar o calçado depois que você tiver praticado a atividade física, pois seus pés estarão com um tamanho maior. Como nosso corpo tem um lado diferente do outro, experimente o calçado sempre no seu pé maior. Ande com ele dentro da loja para verificar se está adequado.

Lembre-se de que, independentemente de tudo, o tênis certo deve ficar confortável e não machucar os pés. Por isso, verifique se você consegue mexer os dedos enquanto está usando o calçado. O seu calcanhar deve estar firme e não ficar solto dentro do sapato.

Outra dica importante é que, se possível, você deve ter mais de um par de tênis para praticar esporte. Isso ajuda a conservar melhor o calçado e dá tempo de eliminar a umidade, que pode gerar fungos que passam para os pés.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!

Comentários
Dr. Thiago Bittencourt

Posted by Dr. Thiago Bittencourt