unha encravada

Como se livrar da unha encravada?

A unha encravada é um problema muito comum em homens, principalmente aqueles que praticam esportes, como futebol e corrida. Para se livrar desse problema incômodo, existem algumas alternativas de tratamento que podem ser feitas em casa.

Ficou interessado? Então, leia esse artigo para entender mais sobre o problema e conhecer as principais formas de se ver livre dele.

Como é a unha encravada?

Conhecida na medicina como onicocriptose, é a inflamação causada pelo crescimento de apenas parte de uma unha em direção à pele, lesionando-a. O mais comum é que ela ocorra no dedão do pé, mas pode acometer os outros dedos.

O crescimento de uma unha normal se dá de forma vertical, em relação ao dedo. O crescimento normal não provoca nenhum tipo de lesão na pele que está ao seu redor. Já a unha encravada cresce de forma irregular, com sua parte lateral seguindo em direção à pele.

Em consequência disso, ela provoca ferimentos, inflamação e até infecção do dedo. Esse problema pode afetar pessoas de qualquer faixa etária e gênero, mas é mais frequente dos 10 aos 30 anos de idade.

Existem alguns fatores que favorecem esse crescimento irregular da unha, sendo os mais comuns:

• Uso de calçados apertados, espremendo os dedos;
  • Cortar as unhas de forma irregular, arredondando as laterais ou retirar em excesso, deixando-as muito pequenas;
  • Unhas com formato variável;
  • Ocorrência de lesões traumáticas nas unhas;
  • Infecção nas unhas causadas por fungos.

Como tratar a unha encravada?

Para se ver livre da onicocriptose, existem diferentes alternativas de tratamento, que variam conforme a gravidade da lesão. O correto é evitar que o problema se transforme em uma inflamação.

Em casos mais simples, é possível fazer o tratamento em casa, sendo possível cuidar da unha sem o uso de medicamentos, pomadas ou da realização de cirurgias.

Tratamento caseiro

Com um cotonete fino, uma pinça ou um fio dental, levante cuidadosamente a lateral da unha afetada com o objetivo de retirá-la debaixo da pele.

A melhor forma de evitar que ela volte a se encravar e cresça corretamente é colocando uma bolinha de algodão no canto da unha. Quando esse tratamento caseiro é feito logo no início, será praticamente indolor.

Quando já existe uma inflamação, outra possibilidade é colocar o pé em água morna durante 10 minutos, ao mesmo tempo em que se tenta puxar a pele úmida do canto do dedão. Esse procedimento precisa ser repetido três vezes por dia, durante uma semana.

Tratamento médico

Quando o tratamento caseiro não é suficiente para resolver o problema, ou já há um estágio avançado, com inflamação, secreção e dor, é preciso recorrer ao médico. Caso haja uma infecção, o ideal é remover a unha cirurgicamente.

Esse procedimento é simples e dura apenas alguns minutos. Se a unha encravar com frequência, a intervenção cirúrgica é um pouco mais extensa, pois irá remover toda a parte lateral da unha.

Em situações de extrema gravidade, é possível realizar a destruição por laser ou por cauterização da unha e do seu leito, evitando que ela volte a crescer.

Pronto! Agora você já sabe como se livrar da unha encravada. Procure estar sempre atento ao crescimento das suas unhas. Assim, é possível descobrir o problema de forma precoce.