A vitamina D é uma das mais importantes substâncias do corpo humano. Entre outras funções, ela tem a finalidade de auxiliar na absorção de cálcio pelo organismo, portanto é essencial para a saúde óssea e desenvolvimento adequado dos ossos e dentes. Para completar, ela contribui diretamente na prevenção de doenças como diabetes e obesidade.

Esta molécula é um hormônio esteroide lipossolúvel, que pode ser classificada de duas formas: ergocalciferol (vitamina D2) e colecalciferol (vitamina D3). Enquanto a D2 é encontrada nos vegetais, a D3 é fabricada pela pele, por meio da luz solar. Quer saber mais sobre essa vitamina? Leia o artigo e vai descobrir os benefícios desta vitamina, seu papel no organismo e onde encontrá-la.

Importância da vitamina D para a saúde óssea

São vários os fatores que contribuem para a saúde dos ossos. Sem dúvida nenhuma, a vitamina D é um dos mais importantes. Ela ajuda o corpo na absorção de cálcio e posterior depósito – junto com fosfato – no esqueleto. Em outras palavras, o ser humano precisa dessa vitamina para absorver o cálcio da melhor maneira possível, bem como para manter a normalidade dos níveis sanguíneos de fosfato e de cálcio.

Outra finalidade é auxiliar na diminuição da excreção de minerais pelos rins. Desse modo, aumenta-se a mineralização óssea, tornando as articulações e ligamentos mais fortes.

Vitamina D e Cálcio: grandes aliados na prevenção de  doenças

Vitamina D e cálcio são nutrientes fundamentais na prevenção de doenças como a osteoporose, raquitismo e osteomalácia. Sem ela, o organismo não absorve  adequadamente o cálcio e isso pode causar várias enfermidades nos ossos. Além disso, torna o indivíduo mais vulnerável a fraturas e lesões.

Muito além dos ossos

A atuação da vitamina D não se limita aos ossos. Essa substância também ajuda na manutenção da massa corporal, aumento da força e velocidade de contração do músculo esquelético.

Os níveis adequados dessa vitamina protegem a pessoa de problemas como depressão, baixa imunidade, câncer e alterações cardíacas. Além disso ela controla  mais de 250 genes e tem relação, inclusive, com o sistema cardiovascular.

Ela ainda melhora a secreção e sensibilidade de  insulina, o que protege a pessoa de enfermidades como síndrome metabólica e diabetes.

Melhores fontes de vitamina D

A melhor fonte natural de vitamina D é a luz solar.  Os raios ultravioleta, abundantes entre as 10h até 16h, penetram na pele e formam a vitamina D3.

A vitamina D também está contida em alimentos de origem animal e vegetal como gema de ovo, fígado, arenque, atum, anchova, sardinha, salmão, shiitake, cavala, etc. Ela também pode ser obtida a partir de suplementos orais e produtos industrializados enriquecidos com esse nutriente, como leite, queijo, biscoitos e cereais.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!