O esporão do calcanhar é um crescimento ósseo que pode ocorrer na parte inferior do pé e também é conhecido como esporão do calcâneo ou osteófito.

O crescimento do calcanhar estende-se pela parte de baixo dessa região até o arco (o meio do pé), uma área chamada de fáscia plantar. Com o tempo, o corpo desenvolve mecanismos para aliviar a área dolorida do pé.

Os esporões do calcanhar acometem com frequência pessoas que sofrem com a fascite plantar, o que faz com que os dois problemas sejam confundidos entre si.

Neste artigo, trazemos mais informações sobre o esporão. Continue a leitura para saber mais!

Fatores de risco

É comum que, com o passar do tempo, depósitos de cálcio se acumulem sob o calcanhar, formando saliências ósseas, os chamados esporões.

No entanto, há fatores que aumentam o risco de desenvolver o problema, dentre os quais podemos citar:

Sintomas do esporão de calcanhar

Os sintomas de esporão do calcanhar podem incluir:

No entanto, nem todos que tenham o esporão experimentarão todos esses sintomas.

Leia mais: Como aliviar a dor no calcanhar

Causas e tratamentos

O esporão surge devido ao desgaste dos tecidos moles — membrana que recobre o osso — pela tensão exercida pelos músculos e ligamentos do calcanhar.

O calcanhar também pode se tornar mais vulnerável com a idade, uma vez que  o processo de envelhecimento possibilita o desgaste das almofadas no calcanhar, reduzindo, assim, a absorção ideal para o choque.

Para tratar essa condição, são recomendadas as seguintes iniciativas:

Leia mais: 4 exercícios para tratar o esporão de calcâneo

Em casos raros, a cirurgia pode ser necessária para remover o esporão do calcanhar. No entanto, os tratamentos mencionados são geralmente eficazes, e a cirurgia não é necessária.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!