O salto alto está na rotina de grande parte das mulheres. Existem diversas opções no mercado, para atender aos mais variados gostos e preferências do público feminino. Entretanto, o uso contínuo desse tipo de sapato pode trazer alguns riscos à saúde, como lesões e deformidades nos pés. O salto alto eleva o calcanhar acima dos dedos, provocando, assim, desequilíbrio na distribuição do peso corporal, em que a parte dianteira do pé recebe o maior peso. Esse desequilíbrio causa mudança na postura do corpo e da primeira junta do tornozelo, aumentando o risco de torção, bem como outros problemas.

As lesões mais comuns provocadas pelo uso do salto alto

O calçado, além de provocar dor e desconforto, pode também prejudicar os movimentos e comprometer a saúde dos pés. As lesões mais comuns são descritas em seguida.

Joanete

O joanete é um problema frequente em pessoas que têm o costume de usar sapatos com salto alto. É provocado pela pressão anormal exercida nos pés, que causa uma deformidade óssea na lateral do membro, quando o osso ou o tecido da articulação sai do lugar. O joanete pode, portanto, ser doloroso e causar grande incômodo. Leia mais: Tipos de Joanete e Seus Tratamentos

Calos e bolhas

Os calos e as bolhas são deformidades decorrentes do uso de salto. Os sapatos com os saltos mais altos apertam e causam fricção entre os pés e o sapato, provocando, dessa forma, as bolhas e os calos. Esses problemas são bem dolorosos e, se não tratados, podem originar infecções, inchaço, assim como deformações nos dedos.

Tendinite

Da mesma forma, a tendinite pode ser causada pelo uso de sapatos de salto alto. A inflamação dos tendões dos pés, tornozelos e panturrilha podem, então, provocar dor nas pernas, edemas e inchaços na região afetada. Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre a tendinite

Problemas de postura

Além dos problemas nos pés e nas pernas, o uso excessivo do salto afeta também a postura corporal, ocasionando alterações permanentes. A elevação no salto altera o centro de gravidade do corpo para compensar e manter o equilíbrio. Por isso, alguns problemas posturais podem surgir, devido à sobrecarga e aumento da curvatura da coluna. Entre os problemas que podem ser causados estão a hiperlordose lombar e a dor nas costas.

Como reduzir o risco de lesões com o uso do salto alto?

Nas situações em que o uso do salto é indispensável, é possível reduzir os riscos de lesões e evitar a dor e problemas de saúde. Confira algumas das principais dicas: O uso de sapatos com salto alto pode causar lesões e comprometer a saúde. Seguir essas dicas pode evitar os desconfortos causados pelo item. Se os problemas persistirem, entretanto, é importante consultar um médico especialista. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!