Para uma extensa maioria das mulheres, o uso do salto alto é uma necessidade diária, seja por fazer parte do vestuário do trabalho, seja pela elegância ou apenas por uma questão de gosto pessoal.
Entretanto, o uso excessivo desse acessório pode não ser muito saudável, não somente para os pés, mas também para outras partes do corpo, tais como, pernas, articulações e coluna. O salto alto promove a alteração do centro de gravidade do corpo, como consequência, ele é deslocado para frente, o que resulta em uma sobrecarga da coluna, joelhos e musculaturas os pés. Com o passar do tempo, isso pode resultar em sérios problemas para a mulher.
Nos parágrafos a seguir, vamos apresentar algumas das principais lesões e problemas que o salto alto pode ocasionar. Acompanhe!
Lesões que podem ser causadas pelo uso de salto alto
1. Fraturas por estresse
Mesmo que o salto alto seja usado por pouco tempo ele poderá causar danos aos pés. Para sentir os efeitos nem é preciso fazer uso por um período prolongado. As lesões ocasionadas por estresse nos tornozelos e outras estruturas dos pés tem a ser muito dolorosas e, além disso, o processo de cura pode ser um pouco demorado.
2. Problemas nas articulações
Se a pessoa já apresenta uma predisposição para desenvolver problemas nas articulações e ligamentos que envolvem o tornozelo, o uso de salto alto pode piorar e até fazer com que problemas surjam.
À medida que a pessoa anda com esse tipo de calçado, a cartilagem pode ser desgastada. Muitas pessoas não consideram esse aspecto ao utilizar o salto alto, mas é essencial ter isso em mente para redobrar os cuidados.
3. Bolhas
Talvez, a queixa mais recorrente de problemas que surgem nos pés das mulheres que usam salto alto sejam as bolhas. Elas surgem em decorrência do atrito provocado entre a sandália e os pés.
As bolhas, geralmente, ocorrem na região do calcanhar, mas de acordo com o tipo de calçado o mesmo problema pode ocorrer na área dos tornozelos. Sendo assim, é muito importante que as mulheres, ao escolher esse item, tomem muito cuidado para evitar esse tipo de incômodo.
4. Piora de lesões
Se a mulher tem dedos em martelo ou joanetes, o salto alto pode piorar esses problemas. No caso dos joanetes, eles não somente podem crescer como, também, podem ficar muito doloridos.
5. Calos
Os calos também são muito recorrentes nas pessoas que fazem uso em excesso de salto alto. Eles se formam como uma espécie de o pé se proteger de lesões repetitivas. Para evitar a formação de calos a melhor coisa a se fazer é uma visita ao ortopedista. Dessa forma, o profissional poderá fazer uma avaliação mais completa. Essa avaliação será feita com o auxílio de radiografias para identificar as regiões mais afetadas. Assim e quais cuidados devem ser tomados para melhor proteger os tornozelos.
É preciso deixar de usar salto para sempre?
Na realidade, tal medida não é necessária. Mas para isso, é preciso ter bom senso na escolha do calçado, além de procurar usar sempre com moderação. Algumas atitudes simples podem ajudar muito nesse sentido. Dentre elas, podemos citar, por exemplo, levar um par de sapatos mais confortáveis na bolsa para ser usado quando for possível, seja na rua ou dentre do escritório, por exemplo.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como
ortopedista em São Paulo!