Dor no lado de fora do tornozelo pode ser ocasionada por falhas de movimentos mecânicos ou formas erradas de pisar. Saiba mais sobre esse problema, que não está restrito apenas a atletas.

Chamado de “maléolo lateral”, o “osso de fora” do tornozelo é um local que apresenta muitas queixas de dores por parte dos pacientes. São dores que variam de intensidade, podendo ser leves, moderadas ou quase insuportáveis e que, muitas vezes, privam o paciente de atividades simples, como subir uma pequena escada, calçar seu sapato favorito, andar de bicicleta, etc. Em alguns casos, a dor atrapalha até mesmo a qualidade do sono, refletindo, assim, em toda a disposição diária e humor dos pacientes, comprometendo a sua qualidade de vida.

 

O que pode ocasionar a dor no lado de fora do tornozelo?

O tornozelo nada mais é do que uma junção entre os nossos pés e as nossas pernas. Ele recebe toda a carga do nosso corpo e, assim, é mais susceptível a traumas, estresse, pressão por movimentos mais bruscos, etc. Ou seja, o tornozelo, além de ser muito importante na mecânica dos movimentos, é uma das regiões do corpo que mais sofre com as lesões.

As duas principais causas de dor no lado de fora do tornozelo são: desalinhamentos biomecânicos ou pisadas de forma errada.

Um dos casos mais comuns de desalinhamento biomecânico do tornozelo é chamado, em termos médicos, de “varo”. Ele ocorre quando o paciente tem o hábito de pisar com a face externa do calcanhar e se manter nessa posição, com a banda externa do pé tocando o solo.

Outra forma de desalinhamento que causa dor no lado de fora do tornozelo é chamada de “valgo” e consiste na pisada para dentro do calcanhar, ou seja, quando o paciente pisa, o seu principal apoio vem do lado mais interno do pé, que ainda joga uma sobrecarga no dedão quando se contorciona para dentro, gerando o impulso necessário para seguir com seus movimentos.

Como citado acima, as formas erradas de se pisar também podem ocasionar dor no lado de fora do tornozelo e podem acontecer das mais variadas formas. Por exemplo, ao subir numa calçada, o paciente pode “pisar em falso” e, assim, causar algum dano também nos ligamentos externos do tornozelo, um dos motivos das dores mais agudas e intensas.

Em outro exemplo, a sobrecarga em pessoas acima do peso também deve ser levada em consideração até mesmo nos movimentos de subir num ônibus, pois geram uma tensão acima do normal no tornozelo e suas adjacências; Isso torna um simples movimento numa pisada bastante dolorida que, em repetição, ocasionará traumas futuros em toda a região.

 

Tenho dor no lado de fora do tornozelo. O que fazer?

Vale ressaltar que a dor no lado de fora do tornozelo pode ser tratada e até mesmo evitada. Basta que você conheça a sua forma de pisar e, diante disso, procure a ajuda de um ortopedista para buscar a orientação adequada e métodos de correção para o problema. Além disso, em caso de dores agudas e enquanto não passa na consulta com o profissional, evite estressar ainda mais o seu tornozelo, descansando as pernas, elevando-as e fazendo compressas de gelo por no máximo 10 minutos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre o meu trabalho como ortopedista em São Paulo.