O cisto no pé pode ser comparado a um caroço ou um nódulo, que surge geralmente no peito do pé, próximo ao tornozelo. Sem os devidos cuidados, o uso de calçados pode ficar comprometido.

Os cistos/nódulos podem surgir pelo extravasamento de líquido sinovial, causado por traumas ou lesões por esforço repetitivo. Podem aparecer em regiões do corpo como pulso, joelho e pé. Costumam ser bem visíveis e facilmente notados.

O que é o cisto no pé?

A nodulação aparece a partir de uma fragilidade na capa protetora da articulação. Aumentos da pressão interna das juntas – causados por esforço repetitivo ou inflamação, por exemplo – levam ao extravasamento do líquido sinovial e ao abaulamento da pele.

É, na maioria das vezes, inofensivo, ou seja, benigno. O crescimento é lento e o tamanho pode variar de 0,5 a 3 centímetros de diâmetro. É mais frequente em mulheres jovens, com menos de 50 anos de idade. Em pessoas mais velhas o aparecimento está mais relacionado à doenças reumáticas, como a artrite.

Quais são os sintomas

Um dos sintomas mais comuns do cisto sinovial são dores ao caminhar e ao colocar um calçado mais apertado. O incômodo pode dificultar a caminhada e interferir bastante nas atividades corriqueiras.

Algo mais raro, porém passível de ocorrência, é o formigamento. Acontece no caso de esse cisto pressionar algum nervo, o que pode ocasionar também a perda da sensibilidade nos pés.

A localização na região dos pés onde o cisto é mais doloroso é o tornozelo. Ali se forma um cisto cheio de líquido que causa  grande incômodo.

Quais são as causas?

O cisto sinovial não possui uma causa exata, mas existem alguns fatores que podem colaborar para o seu desenvolvimento:

Tratamento

O primeiro cuidado seguido de tratamento é o uso confortável de sapatos. Não use sapatos apertados. Prefira aqueles que deixem seu pé “respirando”.

Uma compressa de água quente pode ajudar a estimular a circulação direcionada aos ligamentos dos pés.

Alongamentos também são uma ótima opção para as pessoas que gostam de levar uma vida mais proativa.

Pode-se tentar a aspiração do líquido. É um procedimento rápido e indolor, porém a chance de retorno do cisto é alta.

Em último caso, a cirurgia de ressecção do cisto sinovial pode ser indicada.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!