O sobrepeso pode causar dores nos pés e joelhos, e esse é um problema que afeta milhões de pessoas. Segundo um levantamento realizado pelo IBGE, uma em cada cinco pessoas no país está acima do peso.
A obesidade é causada pelo acúmulo de gordura no corpo, devido ao consumo excessivo de calorias na alimentação. Com a correria do dia a dia muitas pessoas deixam de realizar as suas refeições em casa, passando a se alimentar na rua com comidas mais rápidas e calóricas.
Mas, a alimentação não é a única vilã dessa história. A obesidade também pode ser provocada por herança genética, disfunções hormonais, fatores emocionais, sedentarismo dentre outros, causando diversas doenças.
Os problemas nos pés causados pelo sobrepeso
Além de trazer consigo muitas doenças, a obesidade também provoca diversos problemas ortopédicos. Estar acima do peso pode sobrecarregar a sua coluna e membros, principalmente os inferiores, ocasionando diversos tipos de lesões.
As pessoas com sobrepeso, além da dificuldade de locomoção, podem apresentar quadros de artrites, artroses, dores lombares, dores nas articulações, problemas nos pés e joelhos, dentre outros.
Os pés são os primeiros a serem afetados, pois são eles que sustentam todo o nosso corpo e sofrem com uma sobrecarga na estrutura óssea e articulações. A situação fica mais crítica quando há a limitação de movimentos, dificultando assim a prática de tarefas cotidianas e até mesmo a realização de exercícios físicos que podem auxiliar na perda de peso.
Os problemas mais comuns dos pés incluem tendinite do tibial posterior, fascite plantar e artrite, além de dores nos tornozelos, tendões e ligamentos. Os calcanhares também assumem maior pressão, e para aguentar a sobrecarga os arcos laterais dos pés precisam se esticar mais.
A obesidade danifica as articulações, e com o passar do tempo a estrutura dos pés entram em colapso passando a não funcionar corretamente. Os pés deixam de exercer a função de amortecedor para o resto do corpo, acarretando dores crônicas na região da canela, joelho, quadril e lombar.
Cuidar da alimentação ainda é o melhor remédio
Perder peso não é uma das tarefas mais fáceis, mas essa é uma atitude que trará impactos positivos para a sua vida. Para te auxiliar nessa batalha, busque profissionais especializados em complicações relacionadas ao sobrepeso, como ortopedistas, nutricionistas, endocrinologistas, personal trainers.
O acompanhamento realizado com esses profissionais, aliado a uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios físicos serão essenciais para te auxiliar nessa batalha. Alguns tratamentos cirúrgicos como as cirurgias bariátricas também podem ser uma sugestão, mas essas devem ser recomendadas sob avaliação médica.
É importante destacar que nenhuma cirurgia relacionada à redução de peso deve ser realizada com caráter meramente estético, pois o principal objetivo desse tipo de intervenção cirúrgica deve ser reduzir o peso do paciente trazendo maior qualidade de vida para o mesmo.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!