A prática de atividades esportivas é um hábito bastante recomendado, sendo um dos fatores para uma vida mais saudável, um melhor controle do peso, entre diversos outros benefícios proporcionados ao organismo pela prática de esportes.
No entanto, há partes do corpo que acabam sofrendo uma pressão excessiva em algumas modalidades esportivas, fazendo com que representem um perigo para a saúde dessas regiões.
Uma das áreas mais suscetíveis a problemas derivados de práticas esportivas são os pés, que são muito exigidos nessa hora.
Confira a seguir quais são os três esportes mais perigosos para a saúde dos pés.
1# Saltos
Os saltos são um exemplo de esporte que mais exige do corpo como um todo, e em especial dos pés, que são responsáveis pelo impulso gerado no momento do salto e pelo impacto recebido na queda desta modalidade.
Podendo ser dividido em diferentes categorias, como salto triplo, em distância ou em altura, estas modalidades do esporte têm em comum a carga exercida sobre os pés, fazendo com que estejam mais suscetíveis a lesões.
O maior perigo, no entanto, está relacionado ao impacto sofrido pelos pés, o que pode ocasionar lesões, fraturas ou deslocamentos em ossos a longo prazo, conforme o desgaste tende a ser maior.
Desta forma, os saltos podem ser caracterizados como um esporte bastante perigoso para a saúde dos pés.
2# Atletismo
O atletismo é outro esporte que exige muito dos pés, uma vez que são eles os responsáveis pelos impactos a cada passada durante as corridas. Isto faz com que haja um desgaste muito grande durante as competições e treinamentos o que acarreta em problemas para a saúde dos pés.
No caso de provas de corridas em terrenos abertos, como maratonas, o perigo para a saúde dos pés é ainda maior. Além dos impactos comuns do esporte, há também a possibilidade de terrenos acidentados, que podem atrapalhar as passadas e o apoio ideal do pé, gerando lesões e problemas para eles.
3# Futebol
O futebol, um dos esportes mais populares e praticados do mundo, é também um grande perigo para a saúde dos pés, uma vez que grande parte do esforço exigido durante os jogos são feitos sobre eles, assim como os movimentos necessários para uma partida.
A prática em terreno natural, que pode esconder buracos e alterações, representa ainda uma grande possibilidade de lesões. Tais lesões podem ser torções de tornozelo e pisadas em falso, responsáveis por uma grande porcentagem dos danos ocasionados durante a prática do futebol.
Além disso, por ser um esporte de contato físico direto, os pés estão sempre passíveis de impactos e pancadas durante uma partida, como chutes e pisões, de maneira que podem sofrer grandes lesões durante a prática.
Há, ainda, outras práticas. Além dos esportes que podem interferir na saúde dos pés, o balé também pode prejudicar muito a saúde da região.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!