Às vezes, a dor começa como uma pontada quando pisamos mais forte. Em outras vezes, surge durante o dia, mas desaparece e depois ressurge. Porém, na maioria dos casos, as lesões nos pés são crônicas e trazem muita dor e desconforto contínuo.
Postura inadequada, prática de exercícios físicos sem a orientação de profissionais, pressão sobre os pés devido a pisadas tortas, excesso de peso e diabetes desencadeiam uma série de lesões no pé.
Metatarsalgia
Uma lesão que afeta os metatarsos; causa dor bem abaixo dos dedos, independentemente de você pisar mais forte ou não.
A sensação de quem sofre dessa lesão no pé é a de que se está andando sobre pedras pequenas. A dor é bem incômoda e pode piorar quando você faz pressão sobre o local.
Dedos em martelo ou dedos em garra
Outra lesão bem corriqueira nos pés. Podem ocorrer por fatores genéticos ou ficarem assim no decorrer da vida. Eles são resultado de um desalinhamento do da musculatura do pé.
Muitas pessoas que sofrem com essa lesão têm dificuldade para encontrar calçados adequados e, normalmente, sentem muita dor após realizarem simples caminhadas, como ir do ponto de ônibus até a porta de casa, no fim do expediente.
Fissuras de estresse nos ossos dos pés
Também são um tipo de lesão comum. Elas são causadas por excesso de pressão sobre os ossos, ou seja, a obesidade, calçados inadequados para certos tipos de atividades físicas ou algum tipo de pancada podem desencadear o problema, que tende a se agravar com as repetições de movimentos.
Neuromas
Os calçados surgem como vilões. Uma das causas de muitas visitas ao consultório de um ortopedista são os neuromas, problema que afeta o meio dos dedos e causa dor intensa e formigamento quando se calça tênis fechado e apertado.
Os neuromas atingem os nervos, que sofrem uma pressão por repetição, o que causa uma inflamação local que pode demandar tratamento com medicação mais forte ou até mesmo cirurgia
Fascite plantar
Pode ser causada pelo uso de um calçado inadequado para a atividade a ser realizada. Seja para caminhar, correr ou trabalhar de pé, a fascite plantar costuma ser muito dolorosa e ocorre quando a fáscia plantar, um tecido firme da sola dos pés, sofre intensa tensão, gerando inflamação. É comumente sentida mais pela manhã, logo após a primeira pisada no chão.
Buscando ajuda médica
Qualquer tipo de dor nos pés que não desapareça no prazo de duas semanas deve ser investigada por um ortopedista. É ele o profissional indicado para realizar um acompanhamento das causas, solicitar exames e indicar os tipos de tratamento adequados para cada lesão dos pés.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo.