A região do calcanhar é muito suscetível a dores e incômodos, pois esta área recebe uma grande carga durante todo o dia, dando sustentabilidade ao corpo e suportando o peso. Desta forma, a bursite no calcanhar, ou bursite retrocalcânea, não é um problema incomum, já que atinge um grande número de pessoas.

Este problema é caracterizado pela inflamação das bursas, que são bolsas com líquido, presentes entre os ossos e tendões, e têm a função de proteger o corpo, aliviando o possível atrito que pode existir na região. Quando inflamadas, originam a bursite, que traz uma série de incômodos ao paciente.

Para compreendermos melhor, confira agora 6 sintomas da bursite no calcanhar.

1. Dor no calcanhar

O principal sintoma da bursite no calcanhar é uma dor extremamente forte na região calcânea, sendo uma consequência da inflamação da bolsa, que ocasionalmente se manifesta de forma contínua ou, mais geralmente, em crises agudas, que podem ser ainda mais intensas após algum tipo de exercício, como caminhadas, mesmo que curtas.

2. Claudicação

A claudicação é outro sintoma comum, pois a inflamação, acompanhada de fortes dores na região, faz com que qualquer movimento ao andar seja muito mais difícil do que o normal, tornando o paciente claudicante durante seus passos.

Claudicação significa dizer que o paciente passa a mancar durante sua caminhada, devido à dificuldade imposta ao apoiar o peso do corpo sobre o calcanhar, o que se torna muito incômodo e dolorido.

3. Inchaço

Há, ainda, o inchaço, que é bastante comum na bursite e mais visível do que em outras partes do corpo, mesmo quando o calcanhar está em descanso ou levantado. É normal que, ao inflamar, as bursas aumentem de tamanho.

4. Vermelhidão

A vermelhidão é outro sintoma que pode ser facilmente percebido. Apenas olhando para a região do calcanhar é possível notar que a área afetada pela bursite apresenta um tom vermelho, destacando-se da coloração natural.

5. Temperatura quente no calcanhar

É comum que o calcanhar afetado pela bursite retrocalcânea passe a apresentar uma temperatura maior em relação a outras áreas, sendo possível perceber o calor com um simples toque na região.

Este calor é comumente acompanhado de uma alta sensibilidade na região do calcanhar, fazendo com que o toque seja também bastante incômodo.

6. Piora dos sintomas ao se movimentar

Também comum na bursite no calcanhar, há uma piora quando o paciente realiza algum movimento após um período de descanso, sofrendo com crises mais intensas, especialmente pela manhã após levantar-se da noite de sono.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em São Paulo!